Semana passada, estavávamos conversando em casa sobre rotinas agitadas, cansaço e falta de disposição. Entre tantas opiniões sobre o tema, decretei:
Para aguentar a rotina do dia a dia, é preciso se alimentar bem.
Mas como garantir todos os nutrientes necessários, apenas com a alimentação, se a rotina é justamente tão corrida?
Embora ingerir frutas, verduras, iogurtes e outros itens seja muito importante, muitas vezes é preciso uma ajudinha extra, especialmente com itens que não estão sempre no cardápio.
No meu caso, isso acontece com o ômega 3, óleo presente em alguns peixes de água salgada, alimento que aparece pouco no meu prato.
é por isso que, há quase um ano, aceitei uma dica da farmacêutica Sandra Coutinho, da Farmácia Drogafarma, dica que foi acatada também pela dona Nelda, minha avó, e pela dona Lica, minha mãe.
O ômega 3, há tempos conhecido pela ciência, está cada vez mais valorizado pelos benefícios que traz à saúde humana. Ele ajuda a evitar o acúmulo das famosas ‘gorduras ruins’ e auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Esse elemento também combate os radicais livres e é um excelente anti-inflamatório.
O coração (e a boa forma) agradecem, não é?
Vale lembrar que, antes de escolher um produto, é preciso certificar-se que a matéria-prima é de qualidade. O ômega 3 indicado pela profissional, por exemplo, é extraído de peixes dos mares da Noruega, lugar sem trânsito de navios e, portanto, sem contaminação de metais pesados.
Ela ainda ensina um truque: ao adquirir um desses produtos, colocar uma cápsula no freezer. Se congelar, está contaminado com os metais. Se o conteúdo da cápsula não sofrer alteração, está liberado para o consumo.
De forma geral, recomenda-se a ingestão de uma cápsula, três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições. Mas isso, como tudo, pode variar para cada pessoa.
No meu caso, por exemplo, a farmacêutica achou interessante associar o ômega 3 ao whey protein ingerido após os treinos de musculação, como forma de potencializar a absorção desse nutriente.
Um jeito fácil de investir na saúde!
E você, também tem algum dica para aumentar o bem-estar no dia a dia?