Pé na Estrada
*Por Ana Flávia Hantt
A Suíça é conhecida no mundo inteiro por seus produtos derivados de leite, especialmente queijos e chocolates. Em um dos passeios pelos pequenos vilarejos suíços, no entanto, descobri que um doce muito conhecido no sul do Brasil teve sua origem aqui: os merengues. Os docinhos em formato de gota feitos com clara de ovo e açúcar batidos, e assados no forno, foram criados na cidade de Meiringen (aí está a origem do nome) por um chef italiano chamado Gasparini.
Nos restaurantes, os merengues são servidos como sobremesa, acompanhados de cremes especiais, frutas e sorvetes. Cada localidade procura criar uma identidade própria. No Cantão de Friburgo, por exemplo, o vilarejo de Gruyère, que também é famoso por seus queijos, serve os merengues com um creme típico da região à base de manteiga (meringues a la crème de la Gruyère).
O assunto na região é tão sério, que os vilarejos realizam festivais com o objetivo de produzir o maior merengue do mundo e assim entrar no livro dos recordes. Em 1986, o vilarejo de Meiringen confeccionou um merengue de 2,4 metros de comprimento e 1,5 metro de largura. Em 2016, Gruyère empregou mil ovos e cem quilos de açúcar para confeccionar um merengue com cem metros de comprimento. Este é o atual recorde.
Na minha opinião, qualquer que sejam os imigrantes que trouxeram este doce para a nossa região, a receita certamente foi passada a rigor. O sabor dos merengues que encontramos nas nossas padarias e supermercados com certeza é muito similar ao suíço. Fica a dica para a sobremesa no seu fim de semana.