Como setembro é o mês dedicado aos bailarinos pois dia 1º de Setembro é o Dia Nacional do(a) Bailarino(a), vou contar um pouco da trajetória da bailarina profissional, coreógrafa e maitrê Tatiana Lehapan de Carvalho.
Tudo começo em 1983 quando através de programas de televisão (Concerto para juventudes) que ela com apenas 2 anos e meio conheceu a música clássica e o ballet clássico.Ao assistir as danças clássicas demonstrou interesse em aprender essa modalidade de dança, disse aos seus pais “Quero dançar igual as bailarinas na TV”.
Como a mãe de Tatiana já havia na infância sido cantora de programa infantis na Televisão , sua família logo incentivou o desejo artístico da filha procurando uma escola profissional de ballet clássico.Ali começava a descoberta de um grande amor à arte da dança e futura profissão.
Aos 9 anos conquistou seu primeiro prêmio como bailarina revelação em competições.Em sua trajetória de estudos Tatiana estudou em diversas escolas conceituadas na área da dança como por exemplo Cisne Negro, até sua formação em 1997 , e com apenas 17 anos no Scalla Conservatório de Musica e Ballet.
Com 15 anos viajou até Nova York para especialização na Broadway Dance Center com profissionais altamente qualificados como por exemplo Madame Darvash (professora de Ana Botafogo e Michael Barysnikovysk) e A.C (na época coreógrafo de Madonna e Michael Jackson).
Na escola de ballet em que estudava já aos 15 anos se destacava como aluna, estagiária, participante de coreografias e na organização de espetáculos.

Conquistou seu título de bailarina profissional junto ao DRT logo após sua formação. Título esse obrigatório para atuar como bailarina profissional em espetáculos profissionais, companhias de dança ou televisão.Devido ao seu extenso histórico na área da dança obteve também os registros profissionais de coreógrafa, que é necessário para atuações em composições coreógrafas em caráter profissional (para comerciais de TV, espetáculos profissionais), e maitrê, que é necessário para exercer a profissão de Mestre em Dança.
Há 14 anos é proprietária e diretora do Développé Estúdio de Dança , instituição de arte reconhecida na cidade e região por seu trabalho profissional e qualidade.
Tatiana enfatiza que
O caminho para se tornar um profissional competente e legalizado na área da dança é longo, cheio de desafios. Posso dizer que vários dos desafios são internos, pois um bailarinos precisa se superar a cada movimento para chegar a perfeição. Conseguir o título máximo em dança que é o de Maitrê (Mestre) não é fácil, foram muitos anos de muito estudo técnico, mas é gratificante por saber que valeu apena e hoje ser um dos profissionais legalizados do Rio Grande do Sul.Agradeço minha família e os maravilhosos profissionais que tive ao longo desses anos, sem todo apoio familiar e o suporte profissional que tive de escola conceituadas e Maitrês e alto nível com certeza não teria chegado até aqui.