Diversas vezes na vida não nos damos conta do quão importante somos neste mundo. Mesmo que tenhamos muitas qualidades, estamos costumados, muitas vezes, a priorizar e dar importância somente aos nossos defeitos. Olhe para você. Você já parou para pensar quantas pessoas gostariam de ser o que você é? Ter os olhos e a visão de mundo que você tem? Quantas pessoas gostariam de trabalhar onde você trabalha? Você já se deu conta de quantas pessoas admiram o seu tom de voz, a sua maneira de agir e de pensar? Talvez você acha que não exista pessoas assim, mas para alguém você sempre será importante e especial. Cada ser humano é único, cada ser humano tem o seu valor.
Bom seria se cada um de nós, seres humanos, fosse capaz de ver em nós e também no próximo as qualidades, pois é tão natural do ser humano ter uma atenção voltada apenas para os defeitos e coisas ruins. Quantas pessoas você, caro leitor (a), elogia por dia? Para quantas pessoas você sorri todos os dias? Quem e quantas pessoas você abraça? São poucas? São muitas? Gestos de carinho, palavras de gratidão, elogios, sorrisos, abraços, são coisas que aumentam a autoestima de qualquer ser humano, mas por que ainda as pessoas fazem tão pouco isso?
A vida é uma escola. Aprendemos nela e com ela todos os dias. Aprendemos a ler, mas aprendemos uma leitura diferente, pois passamos a tentar ao menos ler e entender o que se passa no coração de cada pessoa. Usamos nossas mãos não só para escrever, mas também para estendê-las ao próximo que precisa de ajuda. Assim como em uma escola, usamos na escola da vida a nossa mente brilhante para pensar: para pensar em quem amamos, para pensar em nossos erros, fraquezas, aprendizados. Usamos nossa mente para fazermos escolhas, sejam elas boas ou ruins. Quem nunca aprendeu na escola da vida?
O segredo da vida está em viver todos os dias como se cada um fosse único. Acorde todos os dias e coloque um sorriso no rosto pelo simples fato de estar vivendo mais um dia. Fale todos os dias ou quando você tiver a oportunidade, o quanto você gosta das pessoas. Aproveite os seus erros como uma oportunidade de recomeçar. Acorde todos os dias com sonhos, com vontade de crescer e de lutar. Comece valorizando as pessoas que você não valorizou, elogie quem você ainda não elogiou, pois embora as pessoas tenham milhares de defeitos, elas sempre terão algo bom dentro de si.
Se você errar, “quebrar a cara”, recomece. A vida é um ciclo e todos os dias você tem a chance de concertar os seus erros. Embora algumas tentativas não deem certo, ao menos você tentou. Em primeiro lugar ame a si mesmo. Ame os seus pés e suas pernas, que levam você de um lugar para o outro; ame as suas mãos que permitem tocar as pessoas que você ama; ame seus olhos que permitem você enxergar as belezas deste mundo, assim como também, as tristezas deste mundo, pois tudo serve como fonte de aprendizado. Ame o seu nariz por dar a você a oportunidade de sentir o cheiro das flores e o perfume dos seres humanos. Ame o seu cabelo e tente, diariamente, descobrir algo bom dentro de você.
Ria todos os dias, ria das simples coisas da vida. Jamais deixe de rir e de sorrir. Os dias passam voando e, embora você viva uns 90 anos, você ainda não terá tempo para viver tudo o que quis viver, aprender tudo o que precisa aprender e realizar todos os sonhos que sempre quis realizar. Aproveite cada oportunidade que surgir em seu caminho, leve a vida de uma forma positiva. Deixe de lado as lamentações, porque afinal, todas as pessoas passam por fases, sejam elas boas ou ruins. Aproveite seus filhos, curta seus amigos, sua família e seu amor. Aproveite cada minuto de seu tempo, porque ah, o tempo, ele não volta mais!