Cada um de nós possui paixões, histórias, vida e gostos diferentes. Não temos a mesma vida do outro, as mesmas dificuldades, provas, desafios e alegrias dos outros. Seremos sempre diferentes, simples assim.
Temos uma história de vida e essa história é escrita todos os dias em um livro. O chamado ‘livro da vida’. Escolhemos os personagens para fazerem parte de nossa história e de nosso livro. Escolhemos quem serão nossos amigos, marido e esposa. Criamos a nossa história com nossas atitudes, ações, caráter, valores e compromissos. A história será linda dependendo de como a criarmos. Assim é com a vida. A vida será linda dependendo do bem que fizermos, das atitudes que tivermos e dos valores que adquirirmos. Desta forma, momentos bons acontecerão, pois nos tornamos merecedores disso.
No livro da vida, escolhemos o número de páginas e elas serão, em grande quantidade, dependendo de tudo o que realizarmos enquanto estivermos aqui na Terra. Se trabalharmos muito, lutarmos pelos nossos sonhos, agirmos de forma correta fazendo as coisas acontecerem, teremos muita história para contar. Agora, se ficarmos levando uma vida de mordomias, sem trabalho, sem estudo, sem luta e sem boas atitudes, simplesmente não teremos histórias para contar, pois nada mudará, tudo permanecerá igual, uma vez que nada cai do céu.
Também no livro de nossas vidas, escolhemos o que terá foco em nossa história, ou seja, se será o bem, o mal, a inveja, a felicidade, a saúde, a doença, a humanidade, ou o amor. Escolhemos o sentimento que será protagonista conforme aquele com o qual nos identificamos e dependendo também daquilo que somos. Se formos pessoas de bem, jamais teremos como protagonista o ódio, ou a inveja, ou o mal. Buscaremos sempre o melhor e pessoas com um bom caráter sabem que o mal não é o caminho adequado para vencer na vida.
Em nosso livro, também somos responsáveis pelos desenhos coloridos. Sim, nosso livro também pode ter desenhos. Os desenhos são a casa bonita, os bens materiais, a riqueza, o luxo. Elementos assim tornam o livro mais bonito, mas não chega a ser o conteúdo em si. O conteúdo, a escrita é o que, de fato, é mais importante. Da mesma forma acontece na vida. Os bens materiais são importantes, mas nada se torna mais belo do que conteúdos como a humildade, o carisma, a bondade, a simplicidade e o bem.
Colorimos os nossos desenhos com as cores que quisermos. Os desenhos podem chamar muita atenção dependendo das cores que utilizamos. Que pintemos, então, os nossos desenhos com os lápis do amor, da alegria, da bondade e dos bons valores.
O livro da vida nada mais é do que aquilo que fazemos todos os dias em nossas vidas. à medida que os anos passam, vamos construindo nossa história, nosso livro. Escolhemos os personagens, as cores, as páginas e o protagonista. Escrevemos uma página de nosso livro todos os dias que se passam, mas, muitas vezes, não nos damos conta. O número de páginas também é importante, mas, mais importante ainda, é o conteúdo de nosso livro. De nada adianta termos um monte de páginas preenchidas somente com dor, sofrimento e ódio. Muito mais belo é poder ler poucas páginas, mas que nos agregam cultura e bons sentimentos.
Pensemos em nossas atitudes de todos os dias, na história que escrevemos e pensemos também sobre aquilo que damos prioridade à nossa vida, bem como o que escolhemos para ser protagonista de nossa história. O bem somos nós que construímos e o nosso livro somos nós que escrevemos!