Como escolher o papel de parede adequado para combinar com a cor da parede e o estilo do apartamento?
Pergunta de Aline Schwengber Machado, cirurgiã-dentista
Conforme explica a profissional Lorena Umann, essa escolha deve acontecer através de um estudo, com auxílio de um profissional da área, arquiteto ou decorador, que consegue detectar o gosto do cliente e o estilo do imóvel, sugerindo o que mais irá combinar entre si. “Caso o cliente não queira investir na contratação de um profissional habilitado, a loja que vende este item também oferece um auxílio para a escolha do papel de parede mais adequado”, ressalta.
SAIBA MAISPara complementar e estilizar os mais diversos ambientes, o papel de parede vem como uma das melhores opções de decoração. Com um toque suave e cheio de elegância, o produto garante que o ambiente fique mais bonito e confortável, proporcionando, através de suas estampas, beleza ao lugar. Para mantê-lo, no entanto, é preciso alguns cuidados específicos, que já se iniciam na hora da escolha.
Segundo a profissional Lorena Umann, existem diferentes tipos de papéis de parede, a diferença, porém, está presente entre vinílicos e não vinílicos. “Os vinílicos são papéis mais resistentes, com textura e fáceis de limpar”, explica Lorena. “Já os não vinílicos são papéis mais frágeis, nos quais a limpeza não é recomendada”.
De acordo com ela, as listras e os desenhos contemporâneos são os modelos de papel de parede que mais estão em alta hoje em dia, e tanto os estampados, quanto os lisos, são muito procurados. “As estampas mais procuradas são as mais discretas, contendo ramos, desenhos geométricos, medalhões e listras suaves em cores neutras”, revela a profissional.
Conforme ressalta Lorena, a aplicação do papel de parede deve ser feita por um profissional e a parede deve ser lisa, sem defeitos. “Por menores que sejam as imperfeições, devem ser corrigidas e, também, é muito importante que a parede esteja livre de umidade”, acrescenta.
“O prazo para a troca do papel de parede é indeterminado”, explica a profissional. “Fica mais a gosto do próprio cliente por optar pela troca da decoração do ambiente, do que pela vida útil do papel”. A profissional ressalta, ainda, que o acessório pode ser utilizado nos mais diversos ambientes, evitando apenas áreas úmidas.
>> Matéria publicada no caderno De Casa – março/2015.