Inconformada com a profissão e com a forma de noticiar. Jornalista com vontade de mudar o mundo ou a rotina de quem está a sua volta. Mulher que sabe que o perigo sempre está por perto. Essas são algumas características de Babi Souza, criadora do movimento ‘Vamos Juntas?’, que vem mudando a rotina de mulheres do Brasil inteiro.

Formada desde 2013, a porto-alegrense Babi, 24 anos, trabalhou em diversos veículos de comunicação, no entanto o sentimento de irrelevância social, era o mais presente no dia a dia da jornalista. Babi destaca que já tinha algumas ideias em mente e que a vontade de empreender era grande, mas nada concreto. O ‘insight’, como ela mesmo diz, veio, literalmente, ao acaso.
“O Vamos Juntas? foi realmente um insight, não foi nada planejado. Em momento algum eu sentei e pensei o que ele seria”, comenta.
Trabalhando na zona norte e morando na zona sul, a então rotina de Babi era corrida. Em uma sexta-feira, voltando para casa por volta das 20h30min, a jornalista, precisou, mais uma vez, utilizar o transporte público da capital gaúcha. E nesse dia, diferente dos demais, Babi percebeu que haviam muitas mulheres no ônibus, o que a deixou mais atenta. “Quando desci do ônibus, percebi que a maioria dessas mulheres também desceram, mas que cada uma foi para um lado diferente, sem olhar para os lados te tanto medo”, relembra. Ao chegar na segunda parada, para esperar o próximo ônibus, a surpresa foi grande: todas as mulheres que haviam descido do primeiro ônibus estavam ali, também esperando mais um transporte.
Foi ao analisar essa cena que Babi se deu conta de que nenhuma mulher, em nenhum momento, havia a abordado, perguntando se poderia andar com ela, lhe fazer companhia. “E se ninguém havia feito isso, estava na hora de alguém fazer. De alguém tomar a iniciativa”, conta. Com base nesse pensamento, Babi, com a ajuda de uma amiga, criou algumas semanas depois uma imagem, estimulando as mulheres a andarem juntas, e, assim, compartilhou em seu Facebook. A repercussão, segundo ela, foi enorme.
A imagem recebeu incontáveis curtidas, compartilhamentos e comentários de diferentes meninas, especialmente de mulheres fora do ciclo pessoal da jornalista. Depois de inúmeros questionamentos a respeito do que seria a imagem e o ‘Vamos Juntas’, Babi resolveu criar a página. E foi assim que, finalmente, o movimento foi criado e passou a compartilhar histórias e incentivar a sororidade entre todas as mulheres.
Por mais que gostasse do jornalismo e da atividade que exercia, Babi explica que não queria ser o tipo de jornalista que só fica reverberando coisas ruins e toda a negatividade tão comum nos dias atuais. Foi dessa vontade de fazer diferente, que a empreendedora passou a, também, compartilhar histórias lindas, empoderadas e que serviriam de exemplo para todas na página do ‘Vamos Juntas?’. Assim, mesmo com tantos acontecimentos negativos, a força e o sentimento de que ninguém está sozinha seria maior. Com tantas mensagens sendo compartilhadas todos os dias na página, Babi destaca que seus medos, antes tão gritantes, diminuíram.
“E é engraçado isso. Mas o ‘Vamos Juntas?’ me ajudou, me deixou mais empoderada e com vontade de enfrentar todos os meus medos”, ressalta a jornalista.
A página, que foi criada no dia 30 de julho de 2015, conta, atualmente, com mais de 323 mil curtidas.
Saiba o que é sororidade
Sororidade por definição é a irmandade entre mulheres. Se baseia na ideia de enxergar as mulheres que estão ao teu lado, como pertencentes ao mesmo grupo. Vale ressaltar que, mesmo com as diferenças, em um grau menor ou maior, todas as mulheres têm muitas coisas em comum e a sororidade traz essa ideia.
>> Matéria publicada no T&T Press – especial Dia da Mulher.