Então, minha gente, segura que lá vem polêmica! A rede de academias Equinox, dos Estados Unidos, lançou a campanha #CommitToSomething (em português, ‘Comprometa-se com algo’), com anúncios que trazem assuntos sociais relevantes como ativismo, sexualidade e direitos das mulheres.
No entanto, como sempre, um dos tópicos causou polêmica. Muita polêmica, diga-se de passagem. Entre as diversas imagens da campanha, está a de uma mulher amamentando dois bebês ao mesmo tempo. Até aí, tudo bem, certo? O ‘problema’ (que, na verdade, não deveria ser), levantadado por muitos internautas, está no fato dessa amamentação ocorrer na mesa de um restaurante.
A imagem teve mais de mil e trezentos comentários e mais de três mil e novecentos compartilhamentos, até o momento desta publicação. Pessoas que curtem a página da academia, bem como o público em geral, criticaram a exposição da amamentação em público.
Outras pessoas, no entanto, disseram que não entendiam a relação da campanha com exercícios físicos e algumas foram ainda mais longe, ameaçando cancelar suas matrículas na academia. Apesar de tudo isso, há, ainda, quem elogiou e se disse a favor da campanha na publicação na página do Facebook.

Intitulado “Table for one. Dinner for three” (Mesa para um. Janta para três), o anúncio estrelado pela ex-modelo Lydia Hearst é um entre os sete totais criados pelo fotógrafo Steven Klein. Todas as imagens seguem a ideia de comprometimento com as causas sociais, não apenas com o exercício físico.
TABU
O que fica evidente em publicações como essa e dos comentários na página da Equinox, é o quanto a amamentação ainda é um Tabu. Sim, tabu, com T maiúsculo. é como se ao dar à luz, a mulherer devesse se ‘esconder’ para amamentar, para, dessa forma, evitar os outros desse constrangimento. Louco, maluco, sem sentido. Eu sei. Mas é isso que parece.
é como se a mulher não pudesse amamentar os filhos; como se a ação fosse feia ou proibida; como se o desconforto que as outras pessoas sentem fosse algo normal e que, por isso, deva estar em primeiro lugar. Mas, não é.
Amamentar uma, duas, três ou quantos bebês forem, é normal. é lindo, é humano, é natural. é assim que a mãe e o bebê criam um vínculo e é assim que o amor e a confiança entre eles se fortalecem.
Esconder a amamentação não é normal. é preciso amamentar sim – talvez não em todos os locais, mas isso deve ser escolha da mãe, não uma imposição da sociedade e dos ‘costumes’. Além disso, é preciso falar e mostrar a amamentação, pois, só assim, ela deixa de ser tabu e passar a ser vista como deve: como uma ação normal, que toda mãe tem o direito de fazer, da maneira que achar melhor.