
Briga de Peso
——————————–
Este fim de semana foi de desafios para uma aluna da Escola Pontinha dos Pés. Manuela Jackel esteve entre sexta e domingo participando de uma seletiva para ingressar na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville, a única fora da Rússia.
Neste ano, 518 dançarinos se inscreveram para participar dos testes, ou seja, eram 45 candidatos por vaga. Isso equivale aos vestibulares mais difíceis do Brasil!
Manuela, que viajou para Joinville acompanhada da irmã, do cunhado, e da professora Melina Ellwanger, conseguiu ficar entre 65 selecionados e passar para a segunda etapa.
Segundo Melina, a experiência foi muito válida, pois puderam conhecer toda a estrutura da instituição. “No sábado, enquanto a Manu fazia os testes, participamos de uma visita guiada e uma palestra, que explicava todo o funcionamento da Escola Bolshoi”, conta.
Entre os destaques, Melina cita as salas de aula, equipadas com tablados de amortecimento e pianos de cauda para a sonorização; além de um ateliê, onde são confeccionadas todas as roupas usadas nas apresentações. “Pudemos ver em primeira mão o figurino de ‘O Quebra Nozes’, próximo espetáculo da companhia”, conta.
A professora relata que a equipe profissional da escola destaca-se pela cordialidade, educação e tranquilidade que passavam para os alunos que estavam participando da seleção. “Percebi mais histeria por parte de mães e professoras. Joinville tem escolas específicas para preparar estudantes para ingressar no Bolshoi”, comenta.
As crianças inscritas participaram de uma rigorosa seleção. Na primeira etapa, fisioterapeutas, médicos, professores de Educação Física e de Dança analisaram postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura e articulações.
Já na segunda etapa, profissionais da dança, músicos e professores avaliaram as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

A criança de 9, 10, 11 anos precisa ter muita maturidade e foco para encarar a seletiva. Se for aprovada, essas características serão ainda mais importantes, pois além de residir em Joinville, muitas vezes longe da família, terão que encarar um aprendizado em turno integral.
Infelizmente, não foi dessa vez que Manu conquistou uma das cerca de 40 vagas na renomada escola, mas certamente a experiência a incentivou a ter mais determinação e dedicação com a dança. Inclusive, a jovem bailarina já planeja participar da seletiva do próximo ano.
Os selecionados deste ano iniciam em 2015 um curso com oito anos de duração, o qual compreende Dança Clássica, Prática Cênica, Ginástica Específica, Ginástica Acrobática, Dança Popular Histórica, Educação Musical e Rítmica, Repertório, Folclore Brasileiro, Dança a Caráter, Dança Contemporânea, Teatro, Piano, História da Arte, Literatura Musical, Dueto e História da Dança. Não é à tôa que depois de se formar, 70% dos alunos do Bolshoi trabalham nas melhores companhias do mundo.


Relembre a trajetória de ManuelaEm junho deste ano, quando o Teatro Bolshoi apresentou-se na Univates, Manuela teve a oportunidade de conhecer as solistas do espetáculo ‘Giselle’. Desde lá, tem vivido o sonho de ingressar no Bolshoi.
Veja essa postagem aqui.
Manu também foi destaque de uma outra postagem do ‘Briga de Peso‘, a qual a apresentava como uma das promessas do ballet em Venâncio Aires.
Veja aqui.
Alguém ainda tem dúvidas de que essa mocinha vai longe?
Boa sorte, Manu! 🙂