Acostumados a ouvir reclamações com tanta frequência, os seres humanos vivem e sobrevivem delas. Parece que, sem reclamar, nada é possível de se conquistar. Estão enganados. As pessoas simplesmente absorvem e se contentam com algumas coisas que acontecem ao seu redor. Elas reclamam com frequência da comida, do cabelo, das roupas e dos bens materiais que possuem; tudo isso porque se acostumam com uma zona de conforto, bem como, porque agem como a grande maioria das pessoas agem.
Está na hora da grande maioria dos seres humanos buscar a gratidão, o reconhecimento das coisas boas da vida, bem como, está na hora de eles pararem de reclamar e começarem a agradecer. Então você, que vive uma vida difícil, tem filhos drogados, marido que bebe, ou até mesmo um parente doente, enfim, você, que passa por momentos complicados, deve estar se perguntando: “Mas o que é que tem de bom nessa vida?” Pois bem, há muita beleza em sua vida, embora você esteja passando por muitos problemas. Quantas vezes você parou para expressar algum gesto de gratidão? Poucas vezes? Agora, pare e pense: quantas vezes você já perdeu grande parte do seu tempo investindo em reclamações, queixas e brigas? Então, isto significa que você prioriza muito mais os acontecimentos ruins do que os bons. Por que somente os ruins são comentados com tanta frequência? Por que não agradecer pela chuva que rega as plantações ao invés de reclamar por chover?
Você já se perguntou se você faz metade das coisas que exige dos outros? Talvez você reclame ao ver a atitude de um pai para com o filho, mas pense no exemplo e no tipo de pai que você é. é um pai presente? Brinca, conversa e dialoga com seus familiares? Com certeza, é muito mais fácil exigir dos outros e complicado quando você sente a necessidade de se colocar no lugar do outro, viver o que o outro vive e sentir, na pele, a sua realidade. Existem mil razões para você ser feliz. Em primeiro lugar: você tem uma vida. Isso é uma dádiva. Vivendo, você aprende, você amadurece, evolui como ser humano, como profissional, como pai e mãe muitas vezes, o que é muito gratificante.
Você precisa colocar em sua cabeça que você é feliz. Deixe de lado as lamentações, não dê prioridade aos problemas. Quanto mais você falar: “Eu não posso, eu não consigo, eu não sou feliz”, mais essas palavras se tornarão realidade. Na maioria das vezes, ou quase todas as vezes, o problema é você quem cria. As dores, as preocupações, angústias e os acontecimentos que não dão certo, talvez, sejam frutos dos pensamentos negativos que você teve ou, até mesmo, daquilo que você mentalizou.
Lembre-se sempre de que existem milhares de pessoas ao seu redor que muitas vezes passam pelo mesmo problema que você ou até muito pior e nem sempre essas pessoas reclamam. Há quem tem mais problemas que você, mas que também agradece muito mais do que reclama.
Como há muito tempo já se diz: “Os seres humanos são eternos insatisfeitos”. Veja os problemas como forma de amadurecimento, as dificuldades como forma de aprendizado e encare a vida sempre com um sorriso no rosto. Jamais deixe as pessoas invejosas terem o privilégio de lhe verem triste. Coloque uma pitada de alegria em todos os dias de sua vida e gotas de amor em tudo o que você for fazer. Não esqueça de que. na vida. nada acontece por acaso e que sempre há um motivo para sorrir, acordar para mais um dia e viver a vida em busca da concretização de novos sonhos.