Aos 20 anos, ela foi uma das estrelas brasileiras nos Jogos Pan-americanos de 2015, realizados em Toronto. Na modalidade Livre Individual, Talitha Haas conquistou a medalha de prata, ficando atrás somente da então campeã mundial, a argentina Giselle Soler. Em competições nacionais, a atleta também é destaque: ela é a atual campeã brasileira na modalidade Livre Senior Feminino.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasNo Pan 2015, Talitha encantou com um solo em ritmo espanhol
No Pan 2015, Talitha encantou com um solo em ritmo espanhol

Os excelentes resultados em quadra, no entanto, não foram suficientes para garantir a segurança da atleta na carreira. Em janeiro desse ano, matérias em veículos de comunicação do estado anunciavam que Talitha estava deixando o esporte, principalmente pela falta de patrocínio para custear treinamentos e viagens. Como a patinação não é uma modalidade olímpica, os estímulos públicos e privados são escassos.

Na decisão de Talitha, pesava também o compromisso de dedicar-se à profissão que escolheu para a sua vida. Atualmente ela cursa o oitavo semestre de Engenharia Química, na Feevale, de Novo Hamburgo, sua cidade natal. “é muito difícil viver desse esporte no Brasil. Quase impossível. Por mais que seja apaixonada pela patinação e pudesse competir por mais alguns anos em alto nível, não tive alternativas”, disse a jovem, na época, ao jornal Zero Hora.

Felizmente para a patinação, e para todos os fãs da atleta, Talitha não se aposentou totalmente das quadras. Embora tenha deixado de lado a modalidade que a consagrou, a jovem encontrou meios de persistir no esporte:

Minha ideia de parar com a modalidade livre individual se manteve, até porque agora estou estagiando na área de Engenharia Química, e não teria tempo suficiente pra treinar. Apesar disso, recebi apoio de algumas pessoas, e decidi continuar competindo em outra modalidade.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAtleta é considerada a melhor do país
Atleta é considerada a melhor do país

A performance de Talitha na nova modalidade, Quarteto, poderá ser conferida em abril, já que a atleta estará em Venâncio Aires, para participar do Campeonato Brasileiro de Patinação 2016.

Como veterana nas quadras, Talitha deixa um recado para os atletas que estão se preparando para a competição:

Treinem muito e deem tudo de si em quadra. Fiquem tranquilos e patinem com o coração.

Assista a performance da atleta no Mundial 2015, disputado em Cali, em apresentação semelhante a apresentada no Pan-americano de Toronto:

SAIBA MAIS SOBRE A ATLETA

Patinadora desde os 7 anos, a gaúcha de Novo Hamburgo coleciona títulos com a patinação. Entre os mais importantes, está a medalha de bronze no Pan-americano 2011, em Guadalajara; a medalha de prata do Pan 2015, em Toronto; e uma medalha de bronze no Mundial de 2009, na Alemanha, na categoria Júnior. A atleta também foi vice-campeã do Campeonato Sul-Americano, em 2014.

Segundo Talitha, todos esses títulos são o resultado de 13 anos abdicando de muitas coisas para se dedicar ao esporte:

é muito gratificante para mim ver que todo o meu esforço, dentro de um esporte nada valorizado, valeu a pena e trouxe conquistas inéditas para o Brasil!

***

Leia mais sobre o Campeonato Brasileiro de Patinação 2016:

>> Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2016 tem como sede Venâncio Aires

>> Brasileiro de Patinação: Onde se hospedar em Venâncio Aires e Região

>> Técnico Kadu Paiva fala sobre a preparação de atletas para o Brasileiro de Patinação

>> Campeão brasileiro, André Gomes quer conquistar vaga no Mundial 2016

>> Presidente da Federação Gaúcha, Léo Bengochêa, fala sobre o Brasileiro de Patinação

>> Após 10 Campeonatos Brasileiros, Nayara Simões não estará em quadra este ano