Aos 20 anos, ela foi uma das estrelas brasileiras nos Jogos Pan-americanos de 2015, realizados em Toronto. Na modalidade Livre Individual, Talitha Haas conquistou a medalha de prata, ficando atrás somente da então campeã mundial, a argentina Giselle Soler. Em competições nacionais, a atleta também é destaque: ela é a atual campeã brasileira na modalidade Livre Senior Feminino.

Os excelentes resultados em quadra, no entanto, não foram suficientes para garantir a segurança da atleta na carreira. Em janeiro desse ano, matérias em veículos de comunicação do estado anunciavam que Talitha estava deixando o esporte, principalmente pela falta de patrocínio para custear treinamentos e viagens. Como a patinação não é uma modalidade olímpica, os estímulos públicos e privados são escassos.
Na decisão de Talitha, pesava também o compromisso de dedicar-se à profissão que escolheu para a sua vida. Atualmente ela cursa o oitavo semestre de Engenharia Química, na Feevale, de Novo Hamburgo, sua cidade natal. “é muito difícil viver desse esporte no Brasil. Quase impossível. Por mais que seja apaixonada pela patinação e pudesse competir por mais alguns anos em alto nível, não tive alternativas”, disse a jovem, na época, ao jornal Zero Hora.
Felizmente para a patinação, e para todos os fãs da atleta, Talitha não se aposentou totalmente das quadras. Embora tenha deixado de lado a modalidade que a consagrou, a jovem encontrou meios de persistir no esporte:
Minha ideia de parar com a modalidade livre individual se manteve, até porque agora estou estagiando na área de Engenharia Química, e não teria tempo suficiente pra treinar. Apesar disso, recebi apoio de algumas pessoas, e decidi continuar competindo em outra modalidade.

A performance de Talitha na nova modalidade, Quarteto, poderá ser conferida em abril, já que a atleta estará em Venâncio Aires, para participar do Campeonato Brasileiro de Patinação 2016.
Como veterana nas quadras, Talitha deixa um recado para os atletas que estão se preparando para a competição:
Treinem muito e deem tudo de si em quadra. Fiquem tranquilos e patinem com o coração.
Assista a performance da atleta no Mundial 2015, disputado em Cali, em apresentação semelhante a apresentada no Pan-americano de Toronto:
SAIBA MAIS SOBRE A ATLETA
Patinadora desde os 7 anos, a gaúcha de Novo Hamburgo coleciona títulos com a patinação. Entre os mais importantes, está a medalha de bronze no Pan-americano 2011, em Guadalajara; a medalha de prata do Pan 2015, em Toronto; e uma medalha de bronze no Mundial de 2009, na Alemanha, na categoria Júnior. A atleta também foi vice-campeã do Campeonato Sul-Americano, em 2014.
Segundo Talitha, todos esses títulos são o resultado de 13 anos abdicando de muitas coisas para se dedicar ao esporte:
é muito gratificante para mim ver que todo o meu esforço, dentro de um esporte nada valorizado, valeu a pena e trouxe conquistas inéditas para o Brasil!
***
Leia mais sobre o Campeonato Brasileiro de Patinação 2016:
>> Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2016 tem como sede Venâncio Aires
>> Brasileiro de Patinação: Onde se hospedar em Venâncio Aires e Região
>> Técnico Kadu Paiva fala sobre a preparação de atletas para o Brasileiro de Patinação
>> Campeão brasileiro, André Gomes quer conquistar vaga no Mundial 2016
>> Presidente da Federação Gaúcha, Léo Bengochêa, fala sobre o Brasileiro de Patinação
>> Após 10 Campeonatos Brasileiros, Nayara Simões não estará em quadra este ano