Previsões 2016 !

 

A Folha do Mate em sua edição impressa publica (em 30 de dezembro de 2015) o que os astros e os orixás nos deixam de recado sobre o nosso ano que se inicia em 1º de janeiro de 2016.

Neste post do Tudo & Todas, seguem informações com ricos detalhes sobre a previsão dos nossos gurus:

– Babalorixá Sandro de Oxalá (Omó Olokun) – Templo Espírita e Umbanda Estrela Guia / Ilê Axé Okun Bomaré (Nação Jeje-Mina)

– Babalorixá Antônio Cláudio de Xangô – Ilê Africano Reino de Xangô /Nação Cabinda

– Ialorixá Leni de Ogum – Centro Espítira Ogum & Iemanjá

– Astrólogo João Pedro Matzenbacher – Coordenador da Escola de Astrologia La Ferriérie

Foto: Divulgação / DivulgaçãoEu sou o Sol! 2016 vem aí!
Eu sou o Sol! 2016 vem aí!

Previsões dos Orixás para 2016:

Babalorixá  Antonio Claudio de Xangô

Babalorixá Sandro de Oxalá

 Ialorixá Leni de Ogum

Foto: Folha do Mate / Divulgação Babalorixá Antonio Claúdio de Xangô
Babalorixá Antonio Claúdio de Xangô

Por Antonio Claudio de Xangô

Ano que será regido por Iemanjá e Oxalá, Iemanjá e a grande mãe senhora das aguas, protetora da família guardiã dos pensamentos ocultos. Oxalá é o orixá da criação e da paz que direciona as ações equilibradas em comum estes orixás dominam a harmonia.

As eleições em Venâncio Aires: Será um ano de comprometimento e atitudes voltadas a comunidade por parte dos candidatos; porém poderá haver uma reviravolta de última hora que irá apimentar os ânimos.

Governador Sartori: Ainda não sabe qual o melhor caminho a seguir, assumirá a posição de esperar novos recursos para então traçar metas e planos para o nosso estado que seguirá em ritmo lento.

Dilma: Será ano de dificuldades para a presidenta que vem acumulando grande carga negativa sobre escândalos envolvendo seu governo, novos fatos surgirão, manchando ainda mais sua imagem, porém com menos cobranças e pressão em 2016, conseguirá se refazer para levar seu último ano de governo, fechando seu ciclo.

Ano que seguirá com dificuldades para o povo que deve, portanto, agir com cautela freando seus impulsos consumistas. O consumidor será valorizado sendo assim bom para negociar, pedir descontos. Com o dinheiro bem administrado não será difícil conquistar o equilíbrio sobre suas finanças.

O clima que foi indesejado em 2015 no ano de 2016 será diferenciado, podendo ocorrer períodos mais secos, pois as energias que regem 2016 favorecerão um clima com menos tempestades.

Os orixás recomendam que as pessoas ajam com sensatez, resgatando os valores familiares e amizades, valorizando assim as boas coisas quem tens em sua vida. Quem tem tudo reclama por nada, quem não tem nada agradece por tudo.

Um bom 2016 a todos! Antônio Claudio de Xangô

*** 

Foto: Folha do Mate / DivulgaçãoBabalorixá Sandro de Oxalá
Babalorixá Sandro de Oxalá

Por Sandro de Oxalá.

“Sejam amáveis, educados, justos e honestos tanto com os outros, quanto consigo mesmos, se um caminho não deu certo, reflitam antes de não repetir o mesmo erro, mas procurem uma mudança sempre para melhor. A vida nada mais lhe devolve aquilo que você oferece”

O ano de 2016 será regido por Iemanjá e Oxalá, acompanhando eles vem o orixá Ossanyin, dono da saúde, da cura e de todas as ervas, senhor dos segredos ocultos.

No Brasil, será mais um ano ruim para a segurança, teremos mais mortes e roubos de maneiras trágicas. Haverá uma entrada grande de dinheiro ou recuperação do mesmo.

Terá aumento nos casos de doenças mentais, terá o surgimento de novas doenças, uma delas fará com que ocorram um grande número de mortes, porém, haverá também a descoberta da cura de uma doença, será um ano de transformações na área da saúde e na área de pesquisas sobre novas curas.

Para a presidenta Dilma será um ano ruim, entretanto a economia tende a melhorar mais que o ano que passou, pois teremos uma liderança importante de um homem no meio político que ganhará grande destaque. O judiciário do País ficará em vários impasses, teremos uma “justiça” dividida.

Uma mulher de grande destaque no meio da mídia sofrerá algum atentado, ou possivelmente teremos uma morte “chocante” para o País.

Em uma questão global continuarão os terrorismos que vemos, haverá mais atentados, o que fará com que se aperte o cerco contra o terrorismo. Teremos uma descoberta importante revelada pela ciência espacial.

Para o município de Venâncio Aires, a economia não mudará muito, não haverá uma melhora significativa no comércio, e nem mesmo um colapso total, ou seja, nem melhora, nem piora de uma forma geral. Teremos um impasse na saúde, entretanto a questão da saúde do município tende a se resolver com novas propostas e melhorias.

As enchentes irão continuar com fortes alagamentos, teremos um maior número de doenças em mulheres e as mesmas se unirão em maiores campanhas lutando por seus direitos.Aumento nos casos de depressões e problemas mentais.Teremos um político sendo investigado possivelmente em crime, e a queda de uma grande empresa da região.

Para 2016, os Orixás aconselham a todos os seres humanos que cuidem mais de sua saúde, que deem maior valor para a família e para o seu semelhante; que usem de paciência e sabedoria como autoreflexão para suas atitudes e para os caminhos que escolhem em suas vidas. Que cuidem mais de sua espiritualidade independentemente da religião, que entrem em contato com sua divindade interior.

 Bom 2016! Babalorixá Sandro de Oxalá

 ***

Foto: Folha do Mate / Jaqueline CaríssimiIalorixá Leni de Ogum
Ialorixá Leni de Ogum

Por Leni de OgumEm ano de Iemajá e Oxalá a calma deve predominar. Oxalá exige calma, humildade e amor com respeito à natureza e ao ser humano. Iemanjá denota a paz, a criatividade para superação de lutas que sempre teremos, mas não devemos desistir nunca, porque Deus jamais desiste de nós.

Haverá chuva e continuarão as cheias e temporais. Um ano das mulheres, da beleza e da fertilidade, favorecido a tudo que for novo e criativo. No geral, as dificulddes financeiras não cessam, porém será um ano mais calmo do que foi 2015.

Será um ano para refletir e unir a família. Valorizar a espiritualidade e não só o materialismo, porque aqui não estamos a passeio, estamos cumprindo uma missão e o amanhã só a Deus pertence, portanto, viva o hoje com dignidade.

***

O que a astrologia prevê para 2016?

Foto: Folha do Mate / Jaqueline CaríssimiAstrólogo João Pedro
Astrólogo João Pedro

Por João Pedro Matzenbacher

PARA O MUNDO

Em 2015, tivemos a regência de Marte – “O deus guerreiro”, onde a violência a nível mundial foi um tema de alta relevância e preocupação. Desastres ambientais provocados pelo homem, terrorismo abatendo aviões, execuções em massa com crueldade, pessoas queimadas, cabeças cortadas, fanatismo religioso, migrações violentas, um horror. Tchau 2015.

Agora a regência do ano de 2016 virá do Sol, e as palavras chaves para o ano serão de: ordem nas coisas, disciplina nos comportamento, respeito entre as pessoas e hierarquia nas instituições.

O astro Sol ocupa uma posição única na Astrologia, pois todos os planetas giram em torno dele, ele é o ponto Central de gravidade de nosso sistema planetário. O doador da vida. A primeira religião monoteísta da história foi o culto ao Sol egípcio. O Sol tem suas qualidades divinas explicadas através de muitos mitos e lendas. Os deuses Hélio, Phebo e Apolo; e aos heróis Hércules e Phaetonte, O sempre jovem, o guardião, o herói… As forças vitais de cada indivíduo são renovadas todo ano quando o Sol passa pelo nosso aniversário.

Quando se diz que o Sol será o astro regente do ano de 2016, estamos falando de sua influência ampla e geral sobre todos os países do planeta Terra. Ou seja, estamos falando daquelas notícias internacionais que irão vigorar nos meios de comunicações, e que, portanto levarão a marca do Sol em 2016.

E o Sol, com suas características do signo de Leão, tem três funções astrológicas básicas: 1º) iluminar, 2º) esquentar e 3º) fazer crescer as coisas.

Em sua função de ‘iluminar e brilhar’ para este ano, assistiremos uma valorização geral do glamour e da beleza: as pessoas famosas e a elite desejando ‘brilhar’ e ter mais espaço na mídia, veremos maior exibição de cenas pessoais de nossos líderes e da família Real Britânica. O lado vaidoso das pessoas importantes será mais destacado, suas preferências por roupas e jóias bonitas, seus cabelos e maquiagens inéditas (um estilo de moda muito sobrecarregado).

Também assistiremos uma maior divulgação das festas da classe mais rica (e dos que se acham ricos) e do reconhecimento dos seus feitos, do quanto eles foram beneficentes e generosos com os necessitados. Em fim, todo mundo querendo brilhar, ser mais elegante, visto e mais elogiados do que o normal. Afinal o Sol é o astro regente do signo de Leão, e o Leão é o rei da floresta e sente-se bem (e orgulhoso) quando está sob as luzes do palco. Os felinos ganharão mais espaço do que os caninos nos Pet Shops. “Vaidades das Vaidades, tudo é vaidade” (Eclesiastes, 1,2)

E quando o assunto é o palco, não podemos esquecer-nos de mencionar a valorização dos eventos culturais, shows musicais, das peças teatrais, dos excelentes filmes de romances e de amores (um pouco exagerados). Também nos esportes teremos o ‘brilho dos atletas campeões se destacando nas Olimpíadas de 2016.

Politicamente, os países estarão afinados com suas próprias identidades, igualmente estarão orgulhosos de suas melhores características. Mas igualmente ‘chatos’ de negociarem entre si devido ao orgulho excessivo de suas soberanias. Num ano regido pelo Sol os egos coletivos, empresariais e nacionalistas tornam-se mais exaltados não permitindo acordos mais substanciais dos países entre si.

Fazendo um retrospecto de 2009 (último ano que repetiu o Sol) tivemos o banimento do uso de lâmpadas incandescentes – melhoramento da iluminação. Tivemos um apagão histórico atingindo 18 estados brasileiros em novembro – diminuição da iluminação. No mundo dos famosos morreu Michael Jackson – o maior astro pop dos palcos; também morreu o costureiro símbolo da vaidade e do glamour no Brasil: Glodovil. E ainda a atriz Farrah Fawcett, uma das panteras do cinema, famosa por sua Juba de Leão. A estudante Geisy Arruda se transforma numa celebridade instantânea ao exibir-se pelos corredores da faculdade com um micro vestido rosa. Tivemos a morte do últimos dos Kennedy (Ted) encerrando a saga de políticos famoso, e também a infeliz frase de Sérgio Moraes que dizia estar pouco se lixando pelo país – ficou famoso. E no mundo dos esportes nunca antes na história deste país o Brasil ganhou o direito de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos de 2016 – com seus grandes e palacianos estádios. O nadador Cesar Cielo bateu o recorde mundial dos 100 m livre no mundial de esportes aquáticos de Roma, recorde que dura até os dias atuais.

Os países do signo de Leão também ganharam destaques em 2009: O avião da Air France que fazia o voo 447 que saiu do Rio de Janeiro com destino à Paris cai no Oceano Atlântico matando 228 pessoas. O Voo Caspian Airlines 7908, cai no noroeste do Irã matando 168 pessoas a bordo. O mundo vive uma pandemia vinda do México, com a gripe suína. Todos estes países regidos pelo signo de Leão.

Vale lembrar que a Alemanha, a áustria, Itália, Romênia, Cuba; e as cidades de Roma, Filadélfia, Chicago e São Paulo também são regidas por Leão.

Já na função de ‘esquentar’ do Sol, podemos nos referir ao aumento insuportável das temperaturas gerais de nosso planeta em 2016, e das reclamações desta praga. Uma preocupação maior das autoridades com as radiações venenosas dos raios solares, e seus efeitos maléficos sobre a saúde. Praticamente teremos que nos esconder do Sol.

Por outro lado, este mesmo calor do Sol será mais valorizado como fonte de energia alternativa, renovável, limpa e acessível, e desta maneira assistiremos o aumento na produção de aparelhos de captação de energia solar para aquecimento de água e produção de eletricidade. Maior incentivo financeiro para o estudo e desenvolvimento de tecnologias do Sol; e ainda as facilidades na compra (e financiamentos) para a aquisição destes aparelhos (painéis fotovoltaicos).

E na função Solar de ‘fazer crescer as coisas’, certamente estamos nos referindo à Economia Mundial. Apesar do baixo desempenho econômico dos países emergentes, incluindo o Brasil, as previsões de crescimento econômico mundial em 2016 giram em torno de 2,7%. O temor da desaceleração do crescimento da China já não preocupa devido à flexibilização de sua política e os investimentos em infraestrutura. O Sol sempre gera otimismo e entusiasmo no pensamento das pessoas. As pessoas se sentem com mais energia e vigor, e passam a agir e avançar em direção ao progresso.

O metal precioso do signo de Leão é o ouro. Logo voltaremos a falar de grandes garimpos de ouro pelo Brasil e da preferência do ouro como um patrimônio pessoal. Mais gente comprando peças de ouro e usando mais ouro acessório na vestimenta. é assim mesmo, o metal ouro é supervalorizado porque é nobre, e não se corrompe com o tempo.

Talvez seja isto o que todos estamos desejando para 2016, um pouco mais de nobreza. é um anseio de todos que nossos líderes coloquem as coisas em ordem, que ponham mais respeito, disciplina e hierarquia em suas atividades – e nas de seus subordinados. O signo de Leão é generoso, bondoso e alegre; mas quando se enfurece costuma ser corajoso, exigente e agressivo.

Portanto é um bom ano para as profissões que exijam a capacidade executiva, de chefia e comando. São os patrões de indústrias, os altos empregos no governo, em postos de direção.

Ex.: Reis, presidentes, ministros de estado, o Papa, chefes de Estado, bons políticos. Também será bom para os que trabalham na cultura, diversões e esportes. Ator de teatro, cantor, músico, cenógrafo e figurinista de teatro, empresário, e todas as profissões do espetáculo e do show-business. Os professores que dão show em aula. E o campeão esportista. Outro destaque está nas profissões ligadas ao luxo. Ourives, joalheiros, alta costura, confeiteiros, cozinheiros e padeiros de luxo; ceramista de arte. Também entram nesta categoria a bolsa de valores, a loteria federal e as apostas. Como o Sol afeta o coração, então mencionamos o bom sucesso dos cardiologistas.

PARA O BRASIL A principal sintonia do povo com os assuntos do país em 2016 estará na área Judiciária, com a população acompanhando bem de perto a atividade dos Juízes, de seus julgamentos, seus tribunais, decisões e veredictos. São as influências da casa astrológica nº 09 no Sete de setembro último. Haverá uma crença e esperança de libertação de nosso país através da Sabedoria de nossos Juízes, no cumprimento da Lei e dos Regulamentos. Os heróis do ano de 2016 serão os Juízes do Brasil. Outra grande esperança da população estará nas próximas eleições minoritárias de 2016. O povo espera pelo fracasso e fim do Partido dos Trabalhadores.

Avaliando astrologicamente a situação do Governo Central para 2016, concluímos que ele estará ainda mais doente. O governo, a nossa honra nacional e nossa reputação continuarão doentes. E na continuidade veremos nossos diferentes governantes do país de mão atadas, dependendo das circunstâncias, dependendo dos outros, e por conseqüência todos os seus serviços e funcionários públicos também estarão adoentados: polícia, bombeiros, marinheiros, soldados, militares, aviadores; a própria indústria e o trabalhador braçal. Tudo esperando pelas decisões de um governo doente. Uma situação lamentável.

E em meio à crise política, o Governo irá buscar mais apoio de seus amigos e aliados no Congresso Nacional (na Câmara dos Deputados e no Senado federal) para a aprovação de seus projetos. é o Sol na casa nº 11. Aliás, o que o governo mais fará neste ano será a produção de novos projetos e novas ideias. E colocará todas suas esperanças nestes projetos. E em troca receberá do Congresso maiores exigências de reformas dentro do próprio governo.

Continuaremos a ver uma Pátria educadora abandonando sua Educação, ou seja, nossas escolas vão continuar com dificuldades, passando por provas e sacrifícios. Somamos nas previsões o inferno que vai continuar nas estradas. Os Meios de Comunicação não terão outra escolha a não ser a divulgação de tudo aquilo que era para esconder da população: a situação miserável dos mais pobres e excluídos, divulgação das corrupções, da criminalidade, das drogas, prostituições, os segredos dos traidores do país, a situação dos presídios, asilos, hospitais, as epidemias que estarão assolando a população. Mostrando assim os sacrifícios, as provas e as dificuldades do nosso país. Tudo isso ainda sendo pressionado pela censura não oficial.

E as novidades ainda continuam, pois o signo regente do ano 2016 para nosso País será o terrível signo de Escorpião. Em cada ano, um signo em especial, se encarrega de nos influenciar, fazendo com que vivenciemos muitas de suas qualidades e características.

Este signo tem o papel de transformar qualquer País. Toda literatura astrológica sobre o signo de Escorpião vai mencionar a desintegração e a morte do Governo. Escorpião representa o médico cirurgião implacável que retira os cânceres de seus pacientes. Daí a idéia de reconstrução e o renascimento do país durante 2016. De sairmos do inferno e começar a subida rumo à cura de nossas doenças como país.

Com a influência de Escorpião pode-se prever as dificuldades de todos os tipos. Conflitos sociais, processos para todos os lados, manifestações de emoções extremas, explosões de ódio, fúria e vinganças. O país vai precisar se organizar a si mesmo, organizar seus afazeres e o seu ambientes. E por fim vem a transformação da personalidade do povo, devido a tomada de atitudes extremas que beneficiarão nosso desempenho como país emergente.

O ano de 2016 espera que sejamos melhores em nossos hábitos diários, com mudanças de dietas, práticas de exercícios, redução dos vícios, enfim. Ganhando uma vida nova por méritos pessoais.

DILMA VANA ROUSSEFF – 14/12/1947. Para a Presidente este é o ano de acerto com as Leis e o ano do Retiro. Com certeza será processada, julgada e punida. O estudo de suas previsões de aniversário está focado na Casa nº 07 (A Casa das Leis) e no signo de Peixes (tudo amarrado e trancado). Seu trabalho será avaliado, julgado e reprovado. Na primeira semana de fevereiro e na terceira semana de junho o planeta Saturno (planeta do Karma) ingressara na área profissional de suas previsões. Vamos aguardar. Nas fragilidades físicas do ano de Dilma estarão sensíveis os rins, os ossos e os pés.

AOS GAúCHOS Considerando que o Rio Grande do Sul nasceu na manhã de 20 de Setembro de 1835, com a tomada do Palácio Piratini pelos heróis gaúchos, o mapa astral do Estado já previa um renascimento e uma reconstrução no ano de 2015 após as péssimas condições financeiras deixada pela administração anterior. Infelizmente o planeta Urano estará fazendo uma oposição (180º) à Saturno e Marte durante todo 2016 – a partir do mês de março. Mostrando que ainda não chegamos a compreender a totalidade da nossa atual e difícil realidade. E que precisamos ainda mudar muitas coisas, mas com a flexibilidade adequada. Surge então a inquietação social em vários setores da sociedade – principalmente a irritação dos professores.

E as tensões já acumuladas poderão ser liberadas levando a explosões e confrontos sociais em 2016. Mas talvez seja preciso isso mesmo, uma verdadeira revolução e que ela nos beneficie em longo prazo. O Governador estará percorrendo mais o Estado, fazendo sempre mais contatos. Mas não estará com o espírito para fazer concessões, e provavelmente esteja certo. Está prevista a ocorrência de várias sortes e reviravoltas durante o ano e que beneficiarão a Sartori, e assim ele colocará equilíbrio nas contas do Governo a partir de Julho.

VENâNCIO AIRES é um ano do maior envolvimento da população com a Lei. Afinal é o ano das eleições para Prefeito e Vereadores, certamente deveremos ir aos Cartórios e às mesas eleitorais; mas também um ano de maior legalização de casamentos e uniões estáveis, de resolver problemas de imposto de renda, pequenas empresas e vínculos empregatícios (devido ao predomínio da Casa nº 07 – a Lei). Também um ano de rixas, conflitos políticos e os inimigos se declarando. Bem típico de um ano político.

O próprio prefeito estará envolvido em questões de política (acirramento com os partidos de oposição e com as novas oposições parlamentares).Mas nosso grande temor ainda serão as finanças, o risco de quebra generalizado. Seria uma ótima atitude não esperar que as coisas caíssem do Céu, e melhor seria que cada pessoa, empreendimento e indústria cuidassem de si mesmo.

O restante das previsões é muito otimista e promissora para nossa cidade. Afinal sempre nos beneficiamos com os estrangeiros. Com os negócios, visitas e viagens ao estrangeiro.

Como cidade, continuaremos sempre dinâmicos, crescendo, com projetos em andamento e iniciando coisas novas. Ou seja, levemente independentes dos problemas nacionais e estaduais. Na educação estamos sujeitos a duas situações opostas no ano: o progresso no nível técnico e superior (mais pessoas procurando faculdades e universidades), e a decadência, revoltas e atritos no nível fundamental e básico. ANO DO NúMERO 9 Na Numerologia seremos regidos pelo Número 9, a soma de 2 + 0 + 1 + 6 = 9 indica um ano propício para o desenvolvimento da Sabedoria, do estudo, autoconhecimento e Iluminação.

O número 9 traz a energia da Meditação, do recolhimento e do ‘saber desligar-se’. Representa a Concentração, o Silêncio e a Reavaliação da vida e dos nossos objetivos.

A maneira mais típica de obtermos o número 9 é através da expressão: 9 = 4 + 5, o número 4 representando os quatros elementos da vida (Fogo, Terra, Ar e água), e o número 5 representando o Sacerdote ou o Santo. Por isso o ano 9 é interpretado como um período propício para passarmos do plano materialista ao plano mais santificado. E a Sabedoria do nº 09 consiste justamente em conhecer a realidade da vida e suas limitações (os 4 elementos) e sermos prudentes nesta busca pelas coisas do espírito (nº05). Por exemplo, quando estamos doentes não vamos à missa, porque a saúde ainda é mais importante que a religião.

Nas cartas do Tarô o número 9 é simbolizado pela imagem de um peregrino em trajes de monge, transportando um cajado e levando na mão direita uma lâmpada. Esta carta nº 9 recebe o nome de: “O Eremita”. O Eremita usa um traje que despreza a vaidade e as convenções, leva um cajado para apoio e também afastar obstáculos, por fim carrega uma lâmpada para ver o que está oculto – o conhecimento iluminado.

A Sabedoria consiste no uso prudente do Conhecimento adquirido. O Conhecimento é capaz de inventar a Bomba Atômica, mas a Sabedoria seria incapaz de usá-la porque suas escolhas avalia a vontade de Deus..

ASTROLOGIA CHINESA é ano do Macaco, o animal que mais traz sorte. Está associado à ambição, atividade, esperteza, malícia e aventura. Já o “Macaco de Fogo” soma a estas qualidades o charme, a agressividade, ímpeto, ambição, autocrítica e facilidade de reconhecer e acatar conselhos e ensinamentos que levarão ao sucesso. O ano novo chinês em 2016 começa a partir de 08 de fevereiro de 2016 e vai até 27 de janeiro de 2017. E 2016 será o ano 4714 no calendário lunar chinês.

As pessoas serão impulsionadas por fortes motivações financeiras e poderão se lançar mais ferozmente em busca de seus objetivos. Em 2016 o espírito de luta estará pairando no ar… A combinação com o elemento fogo traz vitalidade e inovação para os negócios, assim como para os relacionamentos pessoais.

Nos relacionamentos, o ano do Macaco de Fogo é um tempo em que os casais costumam questionar suas relações. Os que conseguem superar a crise geralmente tomam o caminho de quebrar a rotina. é que o Macaco não é chegado a hábitos… Sua energia é de movimento e de quebra de paradigmas. Pode ser que a sua curiosidade pelo novo seja despertada. Procure ponderar bem se o movimento de ir atrás de novos relacionamentos abrindo mão do que já existe é legítimo ou se você apenas está se deixando levar pela inquietação que o Macaco de Fogo costuma trazer.

2016 será também o tempo perfeito para reconsiderar a organização de sua vida social. Tente se desconectar daqueles amigos mais amargos e ciumentos, que costumam te deixar pra baixo. 2016 pode ser um ano de alegria e movimento, para isso, basta que você faça os movimentos certos, com prudência, mas com muito otimismo e confiança, e isso o Macaco nos traz de sobra!

Estando nossa situação (política, financeira e ética) muito perigosa e vergonhosa, devemos considerar nossa condição com bastante objetividade – e é preciso acostumar-se a isso. Encontramo-nos como “águas descendo num desfiladeiro” (o perigo), e deste desfiladeiro poderemos sair se, assim como a água, mantivermos a conduta correta. A água dá o exemplo da conduta correta nessas condições. Prossegue fluindo e vai preenchendo todas as depressões que encontra. Não vacila ante nenhuma passagem perigosa, não retrocede ante nenhuma queda, e nada a faz perder sua natureza essencial. Ela permanece fiel a si mesma em todas as circunstâncias. Assim também, se uma pessoa for sincera quando confrontada com dificuldades, seu coração chegará ao significado essencial da situação.O homem superior segue esse exemplo e procura fazer com que o bem se torne um atributo consolidado em seu caráter, e não apenas uma ocorrência ocasional e isolada. Quando se está em perigo, não se deve tentar escapar de qualquer maneira. Deve-se considerar com serenidade as circunstâncias do momento, contentando-se com pequenas vitórias, já que por enquanto não é possível alcançar um grande sucesso. Em épocas de perigo as formalidades convencionais são abandonadas. Não estamos em condições normais. Tudo agora fica simplificado ao máximo. Os presentes devem ser modestos. E o principal é a sinceridade e prestar nossa melhor ajuda no perigo. Todo mundo espera que 2016 seja melhor. Na verdade o ano de 2016 é que espera que sejamos melhores.

Luz na mente, paz na alma! Abraços a todos. João Pedro Matzenbacher