Até hoje não consegui descobrir se os filmes de animação são feitos para as crianças ou para os adultos. Ou se sou eu que não cresço mesmo. 

Gosto dos personagens, gosto dos enredos, gosto da fotografia, da produção. De tudo.

E como hoje é o dia do amigo, chove lá fora e as crianças estão de férias, BINGO: fiz uma seleção bem particular de alguns dos nossos filmes favoritos para celebrar a data:

TOY STORY 

Claro que Buzz e Woody teriam que estar no topo da minha lista. Não foi à toa que escolhi a dupla para o tema da festa de primeiro aninho do Thomaz. Na época, meu pequeno mal conhecia os personagens, mas foi seu presente (ou meu…)

Dessa trilogia, fiz um post há alguns meses, especialmente sobre o terceiro filme, confere aqui: Toy Story

Foto: Divulgação / InternetAo infinito e além!
Ao infinito e além!

MONSTROS

Seja no Monstros SA ou no Universidade Monstro, Sulley e Mike são a dupla de assustadores mais fofa da animação. Ou você também não amaria encontrar um Bicho Papão em petit poá de azul e roxo? Não bastasse a amizade entre os monstrinhos, ainda surge a Boo, para mostrar que carinho e cumplicidade não escolhe tamanho, cor ou forma. De amigo, a gente gosta porque gosta.   

Foto: Divulgação / InternetMike, Sulley e Boo
Mike, Sulley e Boo

PROCURANDO NEMO. OU SERIA REMO?

Claro que logo lembramos do personagem título do filme. Mas, gente, sério, o que é a cumplicidade e a amizade que se forma entre a Dory (continue a nadar, continue a nadar) e o Marlin, pai do Nemo? O que mais o peixinho palhaço precisaria naquele momento do que de uma peixinha atrapalhada, mas nem por isso menos esperta, e cheia de amor no coração? Sou tua fã, Dory.

Foto: Divulgação / InternetMarlin, Nemo e Dory
Marlin, Nemo e Dory

COMO TREINAR O SEU DRAGãO

Tudo bem que passou ontem na TV aberta, mas assim como eu, pode ter muita gente que não conseguiu olhar. Domingo, né, gente!!! Soluço e Banguela destruindo um preconceito. Homens e dragões foram capazes de se entender apenas porque um resolveu respeitar e entender o outro ao invés de atacar. Será que esse filme poderia ensinar alguma coisa à humanidade?

Foto: Divulgação / InternetBanguela e soluço. Pode dragão mais lindo?
Banguela e soluço. Pode dragão mais lindo?

Shrek

E o burrico falante, claro. Quem não quer um amigo tagarela, grudento, cansativo, divertido e sempre ponto para ajudar? Eu topo. Burrico e Shrek são mais dois desses amigos improváveis, que ajudam a gente a refletir sobre a essência e a aparência. Um ogro verde e um burro cheio de dentes. Quanta beleza pode haver numa amizade sincera?

SHREK: – Se eu te destrato, por que continua a me acompanhar?

BURRICO: – Porque é isso que fazem os amigos. 

 

Foto: Divulgação / Interneté isso que fazem os amigos
é isso que fazem os amigos

BIG HERO 6

Filme para o qual também fiz uma crítica aqui no T&T – Operação Big Hero. Neste caso, mais do que uma simples amizade entre duas ou três pessoas, o filme apresenta a importância do apoio de um grupo de amigos num momento difícil vivido por Hiro Hamada. O garoto é acolhido pela turma de seu irmão, e mais do que um grupo de amigos, ganha uma equipe disposta a brigar junto por seus ideais e pelo sonho de uma pessoa muito importante em sua vida.

Foto: Divulgação / InternetA amizade pode chegar em grupo
A amizade pode chegar em grupo

IRMãO URSO

Confesso que esse só olhei em desenho mesmo, sem os superefeitos da animação computadorizada, mas… Mas não poderia deixar de mencionar essa história em que uma inversão de papéis é capaz de ensinar a um jovem índio sobre o quanto devemos respeitar a realidade do próximo. Quantas amizades se perdem porque não somos capazes de olhar além de nossos próprios umbigos? E de compreender que há sempre razões que movem as pessoas.

Foto: Divulgação / InternetIrmão Urso
Irmão Urso

Sei que há vários outros. Muitos que nem mesmo assisti, mas tenho certeza que se você for capaz de abstrair do fato de serem animações infantis, vai conseguir entender por que esses filmes de criança fazem tanto sucesso. Talvez porque falem com doçura e inocência sobre coisas que fomos perdendo com a evolução da espécie. Talvez porque mostrem de forma simples e ingênua como a amizade, o amor, o carinho e o repeito nos fazem bem.

E para você, quais os favoritos? Tem algum para incluir na lista? Quem sabe me dá uma dica que providencio hoje mesmo para olhar com as crianças, depois conto o que achei. 😉