Se tem uma etapa do planejamento que merece atenção, essa é a escolha do hotel. Mais do que um lugar para dormir, a acomodação costuma comprometer boa parte do orçamento para uma viagem.
Por isso, se você está procurando o melhor custo-benefício para a sua estadia, acredite, há muitos itens, além do preço, que precisam ser considerados:
Abaixo, oito dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha:
1. Opte sempre por cozinha
Sempre que você tiver a opção de escolher um quarto com cozinha (ou ao menos com frigobar e micro ondas), aposte nisso. A não ser que você deteste preparar suas refeições, essa escolha vai fazer você economizar MUITO com alimentação. Com esse recurso, você pode comprar itens práticos no supermercado local, como iogurtes, pães, comidas congeladas, frutas, bebidas, etc, armazená-las e prepará-las. Acredite, refeições mais caseiras podem diminuir pela metade os gastos com alimentação.
2. Localização
O hotel tem um preço super em conta e você ficou empolgadíssimo? Antes de reservar, vale fazer uma visita ao Google Maps. Não adianta reservar um hotel que fique muito longe de tudo o que você pretende visitar. Mesmo que você alugue um carro ou tenha transporte público à disposição, é preciso fazer a conta do tempo que você vai ficar em deslocamento. Ninguém merece ficar preso em engarrafamento em uma viagem de fim de semana, certo?
3. Transporte público
Especialmente em viagens para países desenvolvidos, o acesso ao transporte público deve ser um dos primeiros critérios para escolher o hotel. Utilizando metrô, ônibus, trens, entre outras opções, você vai economizar muito mais do que se utilizasse taxi ou o serviço de aplicativos para contratar um motorista particular.
4. Estacionamento
Vai viajar de carro ou alugar um no destino? Certifique-se que o hotel tenha estacionamento gratuito, ou que a tarifa a ser paga seja coerente com seu orçamento. Estacionamentos privados costumam ser bem caros, e podem ser uma surpresa desagradável na hora de chegar ao destino. Pior ainda, é não ter onde deixar o carro. Já imaginou seu nervosismo ao deixar o veículo estacionado há várias quadras do hotel, por não ter encontrado nenhum lugar mais próximo?
5. Segurança
O hotel tem um preço ótimo, mas você não vai poder nem colocar o nariz na rua, sob o risco de ser assaltado? Nem precisamos dizer que é uma fria, né? Antes de escolher o hotel, certifique-se que o bairro é seguro, e que você poderá andar no mínimo duas ou três quadras para ir a um restaurante, sem ser ameaçado pela criminalidade.
6. Café da manhã
No Brasil, é raro um hotel não oferecer um farto café da manhã incluso na diária. No exterior, no entanto, esse é artigo de luxo e, quando é oferecido, costuma ter opções bem mais limitadas. Na hora de escolher um hotel com ou sem café da manhã na tarifa, avalie como esse investimento pode impactar no seu orçamento: ao tomar café da manhã no hotel, muitas vezes você vai precisar fazer a próxima refeição somente à tarde, em um misto de almoço tardio com janta antecipada. Caso o café não esteja incluso, você vai gastar em alimentação já desde a primeira refeição do dia. Nesse caso, o item sobre a cozinha, citado acima, deve ser levado em consideração.
7. Quarto compartilhado? Pense bem sobre isso!
Os hostels são uma opção de hospedagem super em conta e, mais do que isso, divertida. Mas antes de reservar uma cama em dormitório, avalie o tempo de hospedagem e a sua habilidade para lidar com o conceito de ‘coletivo’. Se você for ficar dez noites em uma cidade, por exemplo, isso pode significar dormir dez noites com quatro, oito, doze pessoas totalmente desconhecidas. E novas pessoas vão chegando a cada dia. Então, você terá que ser tolerante com barulho, com luz acessa às 2h da manhã, com porta batendo, com colega de beliche subindo e descendo da cama de cima… tudo isso, sem falar da partilha do banheiro… A experiência pode ser incrível por duas, três noites, mas para hospedagens mais longas, pode se tornar um grande desafio.
8. Fique atento à taxas extras
Especialmente no exterior, é comum que impostos e outras taxas sejam cobrados à parte do valor da hospedagem. Por isso, fique atento a esse aspecto, e também considere as gorjetas que muitas vezes são esperadas por parte do staff do hotel.
***
Vale dizer que, se você estiver com um bom orçamento para a sua viagem, pode levar em consideração outros aspectos, como o número de estrelas, ou a reputação da rede de hotéis. Caso não seja o seu caso, vale ficar atento a todas estas dicas, que com certeza vão garantir o melhor custo-benefício para a sua viagem!