Está agendado para ocorrer em Venâncio Aires (RS), de 5 a 8 e 11 a 15 de maio de 2016, a Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim 30 anos. Com o slogan ‘A Festa com o Sabor do Rio Grande’, o evento promete, além de apresentar vários tipos de chimarrão, também oferecer gastronomia variada, com destaque para os pratos tipicamente gaúchos.
E para continuar a nossa contagem regressiva gastronômica para a festa – faltam 6 dias – vamos à receita de Bacalhau à Gomes de Sá:
Ingredientes:
1 kg de bacalhau
1 kg de batata
1 xícara de leite
4 cebolas médias
4 dentes de alho
Azeitonas pretas
4 ovos cozidos
1 xícara de azeite extra virgem
Salsa, pimenta e sal
Modo de preparo:
Demolha o bacalhau conforme seu gosto (24 ou 48h). Troque a água por diversas vezes, preferencialmente usando gelo. cozinhe o bacalhau numa fervura de 2 a 3 minutos. Em seguida, limpe e retire as espinha e a pele. Reduza-o em lascas e coloque 1 xícara de leite sobre o bacalhau, antecedendo o preparo em 1 hora.
Coloque as cebolas e uma folha de louro numa caçarola ou panela, até que fiquem transparentes. Enquanto isso, as lascas de bacalhau devem ser temperadas com alho e a pimenta.Quando a cebola estiver no ponto, junte parte do bacalhau eas batatas previamente cozidas. Dê uma leve refogada e comece a montagem do prato. Acabada a montagem da batata, da cebola e do bacalhau, leve-os ao forno durante 15 minutos, quando se dará o toque final. Decore com azeitonas pretas e ovos cozidos duros. Polvilhe com salsa picada, regue novamente com azeite e volte ao forno pro 1 minuto.
Rende: 5 porções Tempo: 1h30min
> Essa receita elaborada pelo professor João Manoel M. da Silva foi publicada, originalmente, no Guia de Receitas da Folha do Mate.
