Está agendado para ocorrer em Venâncio Aires (RS), de 5 a 8 e 11 a 15 de maio de 2016, a Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim 30 anos. Com o slogan ‘A Festa com o Sabor do Rio Grande’, o evento promete, além de apresentar vários tipos de chimarrão, também oferecer gastronomia variada, com destaque para os pratos tipicamente gaúchos.
E para continuar a nossa contagem regressiva gastronômica para a festa – faltam 17 dias – vamos à receita de Cordeiro Ensopado:
Ingredientes:
2 kg de cordeiro ou ovelha cortados em pedaços médios2 colheres (sopa) de óleo200 g de toucinho defumado cortado em lascas1 kg de lingüiça defumada cortada em rodelas1 kg de batata inglesa (pequenas) cortadas em cubos pequenos5 tomates médios sem pele e picados1 de batata doce cortadas em cubos½ de cenouras cortados em rodelas médias4 cebolas médias picadas5 dentes de alho picados½ pimenta vermelha picada2 colheres não muito cheias (sopa) de amido de milho1 copo de vinho branco secoSumo de um limão2 folhas de louroSal e tempero verde a gosto
Modo de preparo:
Limpe bem a carne de cordeiro tirando todo excesso de gordura, tempere com sumo de limão.
Em uma panela espaçosa ponha a fritar em óleo bem quente o toucinho e a carne de cordeiro. A seguir junte a linguiça defumada e quando estiverem douradas acrescente a cebola, o alho, a pimenta e as folhas de louro. Mexa bem, adicione um pouco de água quente para não queimar, junte os tomates, acerte o sal e deixe cozinhar em fogo brando, por aproximadamente 20 minutos. Coloque aos poucos o amido de milho diluído no vinho branco mexendo sempre até o molho ficar consistente.
Cozinhe os legumes em separado, com pouca água e sal, quando estiverem macios retire com uma espumadeira e misture tudo com a carne mexendo com cuidado e deixe no fogo brando por mais 5 minutos.
Decore com tempero verde bem picado e sirva com arroz branco e saladas verdes.
*Dica: O toucinho defumado e a linguiça são salgados, então cuidado na hora de usar o sal.
Rende: 10 porções Tempo: 1h30min
> Essa receita elaborada pelo Prof. Karon Bednarz, foi publicada, originalmente, no Guia de Receitas da Folha do Mate.
