Que tal iniciarmos o ano com novos sabores? Por que se tem algum lugar onde podemos apostar e ousar é na cozinha. Podemos descobrir deliciosas “combinações improváveis” ao casar ingredientes não muito usuais.
Aqui em casa, esta receita nasceu em um daqueles dias de muita chuva em que uma simples ida ao supermercado pode representar a mudança brusca no nosso bom humor diário. Assim, confiantemente abrimos a geladeira, os armários, atacamos a fruteira, finalizamos com uma busca criativa pela prateleira das especiarias e voilá: surge a melhor tarte de pera no pior dos dias de chuva!
Tarte de pera e queijo
Ingredientes para a massa:
200 g farinha de trigo1 gema1 ovo70 g manteiga amolecida60 g açúcar de confeiteiroPitada de sal
Ingredientes recheio:
4 peras grandes cortadadas em cubos50 ml de vinho branco1 colher manteiga4 colheres de açúcar½ xícara de farinha de roscaQueijo parmesão raladoCanela em pó a gostoAçúcar para polvilhar a gosto
Modo de preparo:
Misturar a farinha, o açúcar, a gema, o ovo, a manteiga e a pitada de sal. Embrulhar em filme plástico e levar ao frio por, pelo menos, 15 minutos. Em uma frigideira bem quente, saltear a pera com a maneiga, o açúcar e o pau de canela. A pera deve soltar bastante líquido e ficar macia. Adicionar o vinho e retirar do fogo. Pré aquecer o forno a 180 °C. Abrir a massa até que a mesma atinja, aproximadamente 30 cm de diâmetro. Colocar no centro da massa ½ xícara de farinha de rosca e sobre esta, verter o preparado de pera. Dobrar as bordas, como se fosse uma pizza. Polvilhar açúcar, canela e o parmesão. Levar ao forno por 25 minutos. Uma deliciosa opção é servir a tarte ainda morna acompanhada por uma colherada de natas batidas ou sorvete de creme.
