Muitas mulheres que antes estavam em busca de novas técnicas de alisamento para redução do volume do cabelo afro, mudaram esse conceito e resolveram assumir a beleza natural dos seus cachos. Ao encontro desta demanda, novos procedimentos capilares estão revolucionando os salões de beleza e dominando a ‘cabeça’ de quem deseja valorizar as madeixas.
Em relação aos processos de iluminação dos fios, a cabeleireira Dalana Landim afirma que, os tons em mel, caramelo e dourado são as mais indicadas para o cabelo afro. O platinado também é uma opção, mas é menos solicitado.
Segundo a profissional, o permanente afro e o relaxamento são os procedimentos mais utilizados para este tipo de cabelo. Neste caso, é preciso fazer uma avaliação do fio, para saber qual deles é o mais indicado. “O permanente afro serve para modelar o fio e definir mais os cachos. Este processo pode ser realizado no cabelo mais encaracolado. Já o relaxamento, geralmente, é aplicado no cabelo menos crespo, que apresenta o fio mais aberto”, afirma a cabeleireira.
Mesmo que as mulheres estejam assumindo mais os seus cachos, há também algumas que ainda preferem mantê-los lisos e optam pelo alisamento definitivo ou escova progressiva.
Cabelos afros descoloridos
De acordo com a cabeleireira, os cabelos afros podem ser descoloridos, desde que seja realizada a hidratação mais frequente dos fios, com produtos específicos. “A cliente deve ter em vista que o cabelo será submetido a um processo químico que danifica as madeixas e muda a forma dos cachos”, salienta.
Dalana acrescenta que a descoloração danifica a estrutura e resseca os fios. “Para evitar estes problemas, é indicado fazer uma reconstrução para devolver a queratina dos cabelos, pelo menos, uma vez por semana”, destaca. Os matizadores também são utilizados para aumentar a durabilidade do processo.
Mechas
É preciso seguir alguns cuidados especiais quando for realizar as mechas nos cabelos afro. “O cabelo é delicado e os fios são muito finos, por isso é necessário seguir algumas orientações para não danificá-lo”. Dalana revela que as mechas devem ser feitas na diagonal, porque o cabelo afro não é reto.
Principais cuidados para manter as luzes em cabelos crespos
-
Fazer o retoque da cor, reconstrução e hidratação, a cada 15 dias
-
Realizar o procedimento de coloração com um profissional especializado
-
Tratar bem o cabelo antes do procedimento
-
Após a descoloração, utilizar produtos específicos para manter a hidratação e saúde dos fios
Categorias de cabelos crespos
O cabelo afro apresenta três categorias diferentes: 4A, 4B e 4C. Segundo a cabeleireira Dalana Landim, os tipos de cabelos 4 são bem crespos e finos, por isso, possuem alto percentual de encolhimento. “Quando estão secos, eles parecem 70% mais curtos”, comenta.
-
4A: tem cachos pequenos, em camadas e bastante volume
-
4B: cachos muito pequenos e volume desde a raiz
-
4C: cachos minúsculos, quase imperceptíveis e volume em todo o cabelo