Começou com as famosas, chegou nas redes e parou nas anônimas. Nas últimas semanas as redes sociais, especialmente o Facebook, foram tomadas por postagens de mulheres de cara lavada. Isso mesmo, sem maquiagem, sem qualquer tratamento ou efeito na fotografia.
Brincadeira que se tornou uma corrente sem fim. Primeiro você é desafiada, depois você tem 24 horas para postar a foto e indicar mais amigas em troca de algum pedido: pode ser dinheiro, um jantar, um presente qualquer.
Eu pedi uma caixa de Bis (gordinha!)
Enfim, também entrei nessa. Fui desafiada por uma amiga, achei divertido e postei. Postei depois de tirar umas 23 fotos no meu celular, apagar todas; pegar emprestado um celular com mais qualidade e testar mais umas 32 poses. Cansada disso, voltei a tirar uma última foto com o meu celular.
– Pronto, vai essa mesmo – disse para minha mãe no último domingo, próximo ao meio-dia, quando já estava completando às 24h.
Na postagem não dispensei a hashtag #juraquefoifotodeprimeira.
Mas será que só eu fiz isso? Foi difícil aceitar a cara branca e lavada? é, foi.
Observando, atentamente, as manifestações e atitudes das postagens, principalmente, as fotos, constatei como o Facebook é utilizado para a idealização de um mundo mais perfeito. Um mundo sem rugas, olheiras e sardinhas. O mundo do belo.
O mais intrigante é avaliar o que cada uma justificava quando postava a foto. Algumas argumentavam a cara de sono, a espinha no nariz, outras, o rosto inchado. Eu justifiquei as olheiras e dei uma esticaaada na cara. Sim, detesto elas.
A verdade é que queremos nos desculpar com os amigos e avisar que tem algo diferente, anormal. Claro né, falta a maquiagem. Já disse Napoleão Bonaparte, as mulheres têm duas grandes armas: as lágrimas e a maquiagem.
Algumas foram corajosas e postaram a foto sem temer e mostraram um rostinho muito diferente do habitual. Outras até elogiei, pois são lindas tanto quando estão maquiadas. Outras eu até duvidei se realmente cumpriram com o critério sem filtro e se aproveitaram para mostrar que são lindas ‘naturalmente’. As minhas três desafiadas, coincidentemente, não cumpriram. Uma disse que prefere me dar uma caixa de Bis (Oba!), outra me enviou uma foto de costas. Frescura delas? Que nada.
Mas de todas as fotos e postagens, o que mais me surpreendeu foram as meninas e mulheres que não aceitaram o desafio e preferiram pagar ‘a prenda’ em nome da maquiagem. Sem graça? Pelo contrário. Mostraram que são mulheres de opinião e posição e não esconderam que gostam de um filtro, de um blush, de um pó compacto, de uma base, de um corretivo, de um lápis no olho. Em um perfil do Facebook até li isso: “Sou a favor do embelezamento da timeline, então aí vai uma foto super produzida e cheia de filtro. Por favor né gente, ao menos no facebook eu posso ser bonita e maquiada sempre.” Perfeito!
Embora tenha participado da brincadeira e, sim, participaria novamente, a verdade é que a maquiagem surgiu para nos deixar mais lindas e bonitas. Dar uma ajeitadinha no rosto nos deixa mais belas não apenas para os outros, mas para nós mesmas. Nos amamos mais! Eu mesma, não abro mão de um rímel. Posso acordar atrasada para ir à faculdade, ao trabalho, mas o queridinho do olhar eu uso. Também adoro um batom forte e um blush para sair de casa. Agora, ficar em casa, com a cara lavada, também tem o seu valor.
Confira, abaixo, algumas famosas sem make!
[GALERIA_337]