Senado aprova Certificado de Imunização e Conecte SUS é alternativa

-

PÉ NA ESTRADA

`Por Ana Flávia Hantt*

Após aprovado com unanimidade no Senado, está em tramitação na Câmara dos Deputados, a criação do Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária (PSS), o qual contará com informações sobre vacinação, testagem e recuperação de doença infectocontagiosa, não apenas Covid-19, mas também outras, como a Febre Amarela. A intenção é utilizar o certificado como uma ferramenta para autorização de entrada de pessoas em locais e eventos públicos, hotéis, cruzeiros, parques e reservas naturais, entre outros.

Algumas semanas atrás, os Ministérios da Saúde e do Turismo já haviam divulgado que o país utilizaria o Conecte SUS como atestado de vacina, inclusive para viagens internacionais. No momento, o aplicativo é válido somente em território nacional, mas a intenção dos órgãos federais seria de que o Conecte SUS estivesse integrado com outros países, fornecendo um QR Code com todas as informações necessárias.

Ainda não se sabe se ambas as alternativas serão aplicadas, ou se há verá predominância do Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária caso aprovado. O assunto ganha ainda mais relevância à medida que países ao redor do mundo começam a liberar a entrada de brasileiros com as duas doses completas da vacina (ou uma dose, dependendo o laboratório), sem a necessidade de testes ou quarentena. Islândia e Suíça estão entre estes países, inclusive aceitando a Coronavac, que até o momento não está entre as listadas pelo Certificado Digital da União Europeia (que aceita AstraZeneca, Moderna, Pfizer e Janssen).

[email protected]

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido