Em 1976, a cidade de Tangshan, na China, enfrenta um terremoto de grandes proporções. Sua violência devastadora acaba com a vida de aproximadamente 240 mil pessoas. Nesse cenário de horror uma família é pega de surpresa: enquanto o pai tenta de todas as formas salvar um de seus filhos, é morto por um desmoronamento.
Sua esposa é informada pela equipe de resgate que o seu casal de filhos gêmeos de 7 anos está soterrado sob os escombros, perto um do outro, e que a escavação para salvar um deles resultaria em um desabamento sobre o outro, pois havia uma barra de concreto entre eles. Ela então é forçada a tomar a decisão mais difícil da sua vida: escolher quem dos dois salvar. Sem muito tempo para escolher, acaba optando pelo menino e foge do local em estado de choque, completamente desesperada, sem saber que sua filha conseguiu sobreviver a tragédia e fora adotada por uma família de militares.
Passados alguns anos, as crianças cresceram sem saber da existência um do outro. E a mãe ainda sofrendo pelo sentimento de culpa, não se conforma por ter tido que optar por um de seus filhos, quando na verdade, queria os dois ao seu lado. Em 2008, um novo terremoto atinge a cidade de Sichuan, quando os irmãos irão se encontrar e descobrir o traumático passado que haviam vivido juntos quando crianças.