Foto: Divulgação / Tudo & TodasObra traz Robin Williams
Obra traz Robin Williams

Dezembro é um mês que desperta sentimentos e emoções em todas as pessoas. Além disto, também é marcado pelo início das férias, e férias combina com bons filmes. Por isto não posso deixar de indicar um filme que olhei há muitos anos, mas que me faz refletir até hoje sobre muitas coisas da vida! Então segue a dica:

O filme ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ mostra uma realidade que se passa em uma escola que usa a forma de internato para alunos do sexo masculino. A mesma tem uma educação rígida, tradicional, baseada nos princípios de tradição, honra, disciplina e excelência. De estilo pedagógico científico, valorizando a Medicina, Direito e Engenharia, não dando tanta importância à Literatura e à Arte Dramática.

Isso se torna evidente quando um aluno de nome Neil não convence o pai de que deseja e deve estudar Arte Dramática. Neil entra no mundo do teatro e o pai o aborda depois de descobrir que ele participa de uma peça de teatro. O aluno Neil é levado ao suicídio por não concordar com a imposição do pai em relação à escolha da carreira profissional.

Indo contra tudo isso, o professor John Keantig, que defende o ensino com base no próprio processo de vida, ensina que a educação deve se confundir com a vida. Fugindo dos paradigmas defendidos pelo internato, o professor utiliza outros espaços não convencionais para desenvolver atividades diferentes, melhorando a convivência com os alunos.

O filme possui cenas no qual o professor encoraja os alunos a subirem na mesa, falarem alto e arrancar páginas de um livro, considerando-os como algo sem valor. Dessa forma ele abandona o currículo padronizado pela entidade de ensino e mostra aos alunos como podem pensar por si próprios.

Isso deixa, no fim do filme, reflexões que nos permite repensar nossas vidas, ainda mais neste período de celebração à vida.