
Imagina aquela menininha sentada lá, no cantinho da arquibancada, só olhando.”
Assim Karol Telles descreve seu início na patinação, o qual ocorreu na Escola Sesi, em Guaíba, onde frequentava o turno oposto. Foi a partir de um convite de Iara Cunha, mãe de Bruna Cunha, hoje técnica de Karol, que a jovem fez sua primeira aula experimental. “Aceitei de cara e amei aquele dia!”, recorda.
Após dois anos de treino, passou a integrar a equipe de competição do Clube Expressão de Patinação e, gradativamente, passou a registrar vitórias, tanto no esporte, quanto na vida.
Na opinião de Karol, um dos meus melhores anos para a sua carreira foi 2012, quando foi campeã brasileira pela primeira vez, na modalidade Livre até 14 anos. No mesmo ano, conquistou o primeiro título nacional do seu Clube, na modalidade Free Dance até 16 anos.
Após estas conquistas no esporte, Karol teve um grande desafio em sua vida. Após descobrir um tumor maligno no intestino grosso, precisou ficar por um ano longe da patinação, para realizar os tratamentos adequados.
Isso só me deu forças para continuar mais e mais, e desde então, só venho a melhorar meus resultados da patinação.”
Em 2015, ao participar da Copa de Orlando, conquistou uma medalha de bronze na competição. Neste ano, também participou da Copa de Paris, onde conquistou a nona colocação. Ainda, foi bicampeã gaúcha e campeã nacional de Free Dance e Combinado; e participou do Campeonato Sul Americano, ficando em 3° lugar no Free Dance.

Neste ano, ao participar do Campeonato Brasileiro, que irá ocorrer em Venâncio Aires entre 14 e 23 de abril, Karol busca uma vaga para o Campeonato Mundial. Para isso, tem procurado por qualificação:
Minha técnica Bruna Cunha e eu decidimos que seria ótimo fazer um curso com o técnico Filipe Sereno, em Portugal. Acabei por treinar duas semanas por lá.
Apesar de recentemente ficar um tempo afastada dos treinos em função de uma lesão, Karol já retornou aos trabalhos intensivos, treinando todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, mais de três horas ao dia.
Ela, que irá competir em Combinado de Danças (Solo Dance e Free Dance), na categoria Internacional Junior, também tem passado por treinos físicos e mentais, acompanhados de personal trainer e psicóloga.
Desejo ainda conquistar a vaga para o Mundial e ficar entre o top 10 da competição, e cada vez mais melhorar minha técnica sem maiores riscos de falha.

Karol aproveita a oportunidade para agradecer a mãe e a avó que, segundo ela, sempre lhe apoiaram em suas decisões. Além disso, agradecer a técnica Bruna, por sempre lhe motivar e montar suas coreografias; e também a tia Ushy (fundadora do Clube Expressão) por ter lhe proporcionado “esse grupo lindo do qual participo até hoje”.
***
Conheça mais atletas ligados ao Clube Expressão de Patinação:
– Bia Erenberg vai ao Brasileiro de Patinação em busca do penta-campeonato