Foto: Divulgação / Tudo & TodasA foto da tapioca, é ilustrativa. A minha como foi a primeira vez, é claro que não ficou tão linda. Mas estava uma delícia!
A foto da tapioca, é ilustrativa. A minha, como foi a primeira vez, é claro que não ficou tão linda. Mas estava uma delícia!

Na semana passada ocorreu em Venâncio Aires a Feira Comercial. A vó foi, e voltou falando de uma tal ‘comida dos índios’ que ela tinha experimentado lá em um dos estandes presentes na Feira, que era muito gostosa.

Explicou como era, falou do recheio e de como a pessoa preparou, até que chegou ao nome: tapioca. Aí comentei com ela que teria a farinha pronta de tapioca para vender na loja Mais Saúde, e que poderíamos comprar e fazer em casa. Como eu nunca tinha comido, fiquei curiosa e combinamos que eu iria comprar para a gente fazer os ‘experimentos’ em casa.

No domingo testamos, é super fácil. Fizemos de presunto e queijo, goiabada e morango com chocolate preto. Recebi as orientações de como fazer da Carla Marques, e não tem segredo. Você vai precisar de uma frigideira anti-aderente, uma peneira para polvilhar a farinha na frigideira e os recheios a seu gosto. Não vai nada de gordura. Depois de polvilhar a massa na frigideira, leve ao fogo e espere de 2 à 3 minutos, pois a massa se gruda por conta. Não precisa virar, apenas espalhe o recheio e dobre ela no meio, ficando no formato de uma meia-lua. A textura ideal é crocante! Eu adorei! Leve e gostoso, ainda mais com chocolate! (risos) A tapioca pode substituir o pão. Veja alguns motivos para fazer isto: 1. A tapioca é livre de glúten, sal e gordura trans (que é a gordura que faz mal a saúde);2. é fonte de carboidratos;3. Tem poucas calorias (depedendo do recheio, é claro… hehe);4. Baixo teor de sódio;5. A massa é livre de gorduras e açúcar;