Todo mundo tem aquele amigo introvertido, que prefere um livro a uma noitada e um filme a uma festa. Todo mundo tem aquele amigo que curte videogame e jogos de computador e não é o maior apaixonado por esportes radicais e aventuras.

Todo mundo tem aquele amigo que prefere cozinhar a comer, cantar a dançar e desenhar a pintar. E, claro, todo mundo também tem aquele amigo que entende tudo de informática, tecnologia e sistemas de informação.

Mas… e se fosse uma amiga?

Em um mundo onde a igualdade de gêneros ainda está sendo buscada, muita coisa tem que ser feita para que isso aconteça realmente. Homens e mulheres, capazes de construir uma carreira profissional sólida, capazes de desfrutar dos mesmos programas e capazes de nutrir gostos e desejos parecidos, merecem ser reconhecidos por suas próprias qualidades. Sem rótulos. Sem preconceito. Sem diferenças.

Na tecnologia, na cozinha, na administração, nas ruas, na vida: aqui, tem lugar pra todo mundo!

A empresária Ana Thomazi, formada em Matemática Aplicada e Computacional, e gerente de implantação na CantuStange Software é um grande exemplo disso.

Foto: Marília Schuh / Tudo e Todasoo

Há cerca de 20 anos trabalhando na área da tecnologia, a profissional revela que o trabalho nesse ramo depende de aptidão, de muito esforço e permanente atualização, pois sempre surgem novas tecnologias, conceitos e inúmeras inovações. “Requer atenção das pessoas que estão inseridas neste segmento”, frisa ela.

Uma das primeiras mulheres contratadas pela empresa, em 1997, Ana conta que havia apenas uma profissional da área atuando no local, o que serviu de inspiração.

Comecei como estagiária da área de PROGRAMAÇÃO e, no decorrer do tempo, passei para o setor de atendimento aos clientes, onde atualmente sou gerente de implantação

“Não recordo de ter dificuldade por ser mulher, mas por começar em algo novo”, acrescenta. Segundo ela, na CantuStange, o tratamento sempre foi de acordo com a função exercida dentro da empresa. 

A empresária admite que o ramo tecnológico é geralmente mais explorado por homens, porém as mulheres vêm, cada vez mais, conquistando seu espaço e devido reconhecimento na área. “A sociedade proporciona a evolução profissional das mulheres quando oferece escolas públicas, direitos iguais e outros recursos possíveis”, comenta Ana.

 Hoje, é mais fácil para as mulheres trabalharem na área tecnológica, por causa das experiências que já trazem dos meios onde vivem, relacionados a universidades, oportunidades disponíveis na internet e acesso à informação

Para ela, tanto homem quanto mulher, se for um profissional dedicado, esforçado e perseverante, irá conquistar o espaço desejado no mercado de trabalho.