Thomaz está realizado, ganhou seu primeiro tema de casa. O menino já estava ansioso ao ver Bruno envolvido quase diariamente com as atividades da escola.
– Mãe, também tenho tema.
E lá ia eu inventar alguma tarefa para ele fazer. Um desenho para colorir, letrinhas para copiar, figuras para colar. Mãe tem que ser criativa.
Na saída da escolinha, cheguei a combinar alguns dias com a professora um tema para ele fazer. Desenhamos a galinha azul de pintinhas brancas, levamos folhas com a letra T. Mas não tinha a mesma graça de uma tarefa séria.
Pois na sexta passada, chegou a vez de levar o primeiro tema oficial para casa. Uma sacola de TNT que a própria mãe, no caso eu, teria que decorar. Não ficou lá essas coisas, mas o importante é que ele adorou.
Uma atividade completa, com direito a livrinho para ler com a mamãe e duas folhas, uma para ele e outra para eu registrar o que achamos da experiência da leitura juntos.
O peixe Nino foi visitar a tia Arraia e encontrou amigos pelo caminho… Mas Thomaz não deu muita atenção enquanto eu lia, praticamente ignorou minha performance, ele queria mesmo era fazer o tema.
– Mãe, arruma minha mesinha.
– Mãe, cadê minhas canetinhas?
– Me ajuda a fazer um peixe.
– E agora, cadê o amarelo?
E não é que ele fez um peixinho bem bonitinho!
O menino chegou a estufar o peito ao ver o tema pronto em cima da mesa, andou com a dita sacolinha o final de semana inteiro embaixo do braço. Ele não é mais nenê, Thomaz agora é um menino grande, que não usa fraldas e faz tema de casa. Declaramos oficialmente iniciada sua vida acadêmica. Daqui a alguns dias, já vai querer ir para a faculdade.
Menos, né! Cada coisa no seu tempo.
Mas a mãe aqui se derrete toda vendo o pequeno achar que é grande. Vendo o quanto está adaptado e empolgado com a escola. Chegando perto de sua sala, se solta da minha mão e sai correndo, aos pulos, em direção a sua turma. Brinca, faz atividades orientadas, lancha, almoça, dorme. Assimilou a rotina, conhece colegas e professoras. Repete preces, cantigas, brincadeiras. Esmago meu pequeno estudante. às vezes reclama na hora de acordar, na hora de se vestir, mas não dá um minuto e já está a postos. Afinal de contas, tem muitas tarefas para cumprir e um dia inteiro pela frente para curtir seus novos amigos e sua vida cheia de compromissos.