
Atual campeão brasileiro na modalidade mini-grupo, o Clube de Regatas Saldanha da Gama também coleciona uma medalha de bronze no Campeonato Mundial 2015, realizado em Cali, na Colômbia.
Formado por 12 patinadores, o grupo conquistou os dois títulos por meio da coreografia Arabian Nights, inspirada no filme e no musical da Broadway, Aladin. Entre os personagens, odaliscas e sultões, além do casal Aladin e Jasmine.
Segundo a coreógrafa Letícia Gazal, a apresentação de cinco minutos reuniu muita velocidade, sincronismo, passos obrigatórios e energia. “Era uma coreografia alegre”, destaca.
O ponto alto da apresentação, na opinião da profissional, foi quando os patinadores se abaixavam sob um tapete, o que dava a impressão de que Jasmine e Aladin estavam voando.
Foi o ponto alto da coreografia, e ovacionado pelo público.”


Para Letícia, conseguir um terceiro lugar no Mundial é uma grande conquista para o Brasil, já que é muito difícil conquistar um lugar no pódium em um contexto em que os favoritos são Itália e Espanha.
Isto foi uma injeção de ânimo para o projeto de 2016.”
E falando em 2016, o mini-grupo estará novamente em quadra neste ano, no Campeonato Brasileiro, que irá ocorrer em Venâncio Aires, entre os dias 14 e 23 de abril. Dessa vez, com a temática Topsy Turvy, baseada na festa dos tolos apresentada pela história do Corcunda de Notre Dame.
Letícia conta que o grupo está em treinamento e está se exigindo uma grande perfeição dos atletas, com muito alinhamento, velocidade e elementos técnicos, para que possam ‘brigar’ por uma medalha nesse ano na Itália.

A expectativa é superar o resultado de 2015.”
O grupo medalhista mundial é formado pelos patinadores Luís Renato Oliveira, Gabrielle Vieira, Gustavo Casado, Felipe Werle, Juliana Almeida, Grazielle Gago, Camila Vanassi, Natália Vanassi, Bianca Ameixeiro, Tatiana Ameixeiro, Isabelle Carvalho e Stella Heller. No Campeonato Brasileiro de Patinação 2016, as irmãs Camila e Natália Vanassi, que não compõem mais o mini-grupo, darão lugar a Stela Rocha e Julia Origuella.***
Leia também:
Felipe Werle: entre patins e agulhas, ele vive intensamente a patinação
Campeã Brasileira Camila Vanassi treina na Itália em busca de aperfeiçoamento
Quarteto Infantil da Pattins Sul se prepara para estrear no Campeonato Brasileiro