Para começar a praticar qualquer tipo de exercício físico, é preciso prestar atenção no equipamento a ser utilizado, bem como nos acessórios que a atividade exige. Na pedalada, por exemplo, ter uma bicicleta de boa qualidade, é fundamental para que o exercício seja feito de forma segurança e um bom resultado apareça.
Segundo o sócio-proprietário da empresa Arly Bikes Comércio de Bicicletas Ltda, Luís Fernando Schmitz, quem quiser passear deverá optar por uma bicicleta que dê mais conforto: bicicletas com selim (banco) mais confortável, o guidão mais alto proporcionando uma postura mais ereta. Nesses casos, a bike é mais leve, o quadro é todo fabricado em alumínio e os pneus são mais largos, proporcionando assim mais estabilidade e conforto.
Schmitz explica que quem quiser pedalar na modalidade ‘passeio’, o mais indicado é a linha 100, 300 e 500 da marca Caloi. “Estas bicicletas são projetadas para circular por parques, praias e ciclovias.” Na linha ‘mountain bike’, existem opções nos tamanhos de aro 26, 27.5 e 29.
Segundo o sócio-proprietário essas são bicicletas usadas por ciclistas que desejam praticar algum esporte mais radical, como trilhas. Schmitz relata que nessa modalidade, as bicicletas são mais reforçadas, pois exige-se delas mais rendimento e resistência.
Os pneus, por exemplo, possuem um número de agarradeiras maiores e com maior número em relação a linha passeio, proporcionando mais tração ao pedalar. Entre os modelos sugeridos estão o da ‘Linha Supra’, aro 26, e modelos da ‘Linha Explorer’, aro 29, todas da marca Caloi. Para as bicicletas de aro 27.5, o ideal são modelos da marca GT.
O profissional conta que ‘speed’ é uma modalidade mais rápida e de velocidade, normalmente utilizadas para asfalto. São bicicletas que não possuem muito conforto, pois seu guidão é mais baixo e os pneus bem finos. “Lembro que anos atrás, era o sonho de muitos ciclistas ter uma Caloi 10. Hoje, ela foi relançada em quadro alumínio, proporcionando mais leveza e rapidez.”