Quem procura cuidar da forma física e da saúde, sabe que é importante ter no corpo mais massa muscular do que gordura. Ter mais músculos significa ter uma taxa de trabalho do metabolismo mais alta, o que aumenta o consumo de calorias basal, necessária para manter as funções vitais do corpo. Além disso, pernas, braços, abdômen e glúteos ficam mais definidos e tonificados.

Mas aumentar a massa magra não é tão simples. é preciso ter uma rotina de exercícios de força, como a musculação, e caprichar na alimentação. é ao encontro disso que existem os suplementos à base de proteína, nutriente importantíssimo para a formação dos músculos.

Para saber mais sobre o assunto, o ‘Briga de Peso‘ conversou com a farmacêutica Sandra Coutinho, da farmácia Drogafarma, que explicou a diferença entre os principais itens existentes no mercado:

Foto: Reprodução / Tudo & TodasTipos de suplemento à base de proteína
Tipos de suplemento à base de proteína

O whey protein é a proteína do leite. Ele pode ser isolado (mais puro), e é indicado para pessoas que têm dificuldade de perder gordura, isso porque tem baixo teor de carboidratos. Um exemplo é o Up Whey, da Up Life Nutrition, que auxilia na manutenção e construção da massa corporal magra, como substrato na construção de novas células musculares.

O whey pode ser também hidrolisado, o que favorece uma absorção mais rápida. Um deles é o 100% Hydro da Nutrilatina Age. Também é possível recorrer a um blend de whey protein. O Top Whey 3W, da Max Titanium, por exemplo, reúne proteína isolada, concentrada e hidrolisada.

Já quem tem o metabolismo muito acelerado, pode recorrer a um whey protein com maior teor de carboidrato, como é o caso do Up Muscle, da Up Life Nutrition.Também chamado de hipercalórico, é elaborado com mix balanceado de proteínas e carboidratos simples e complexos, fibras, e micronutrientes para garantir melhor utilização dos nutrientes, otimizando construção e recuperação muscular.

Foto: Reprodução / Tudo & TodasLanches rápidos e saudáveis
Lanches rápidos e saudáveis

E para quem não se alimenta corretamento porque ‘dá muito trabalho’, existem soluções práticas e saudáveis, que de quebra, auxiliam no ganho de massa muscular. é o caso da Pancake Whey, da Probiótica, e do Omelete da Max Titanium. Ambos são comercializados em forma de pó. Basta acrescentar água e preparar em uma frigideira teflon, para ter uma refeição rápida e cheia de nutrientes.

Sandra Coutinho destaca também a importância de procurar suplementos que sejam aprovados pela Anvisa. Além disso, o primeiro passo para quem deseja investir em uma suplementação com proteína é investigar o rótulo dos produtos, já que devem ser escolhidos conforme o ‘shape’ da pessoa. Isso significa que deve ser observado a quantidade de proteínas, carboidratos e também de sódio, que deve ser inferior a 5%.

E aí? Que tal investir na suplementação para reforçar os músculos?

Bons treinos!