Foto: Divulgação / Tudo & Todas
“O mundo precisa de tanta coisa, mas a mudança começa dentro de nós”

A cada dia, ampliamos nosso universo do conhecimento à medida que estamos abertos ao novo e às mudanças. Ampliamos nosso mundo do saber conforme o que vivenciamos todos os dias.

Nesse mundo, existem milhares de pessoas que dizem não estarem contentes com a vida, mas o problema não está no emprego que não deu certo, no carro que deu problema, nas pessoas que não eram amigas de verdade. O problema não está no ‘fulano’ que não quis ajudar ou no amor não correspondido. A solução para tudo isso, está apenas dentro de nós. Digo isso, porque se um emprego não deu certo, talvez é porque nós não fomos bons o suficiente ou, quem sabe, outras oportunidades melhores surgirão. O fato do carro ter estragado, jamais nos incomodará e estragará o nosso dia a partir do momento que nós mesmos não atribuirmos um peso tão grande a isso. As pessoas que considerávamos amigas e hoje não são mais, não são o problema.

Nós que erramos por termos achado que essas pessoas gostavam de serem nossas amigas. Aquele alguém que amamos, mas que não nos correspondeu com o mesmo sentimento, não tem culpa de nada e nós também não podemos mandar no coração desta pessoa. Quem imaginávamos que iria nos ajudar no momento em que mais precisávamos e não nos ajudou, também não tem culpa. Nós somos culpados por criarmos expectativas demais sobre as pessoas, sobre momentos e situações.

Somente nós temos o poder de mudar o mundo, de ver as coisas com um olhar diferente. Seremos sábios, à medida que tivermos preparados para aprender. Seremos bons, à medida que nós praticarmos boas ações a cada dia. Seremos um exemplo e inspiração, se agirmos da forma correta, lutarmos por nossos ideais, sem pisar e prejudicar quem anda ao nosso lado. Nada será um problema quando nós não considerarmos um problema. Alguns veem no ato de trabalhar, uma dificuldade, por terem que acordar cedo e dormir pouco. Outras pessoas, já atribuem alegria a isso, pois são gratas por terem um trabalho e o pão de cada dia.

A verdade é que nossa vida precisa de pensamentos positivos. Precisa de valores, de gente que acredita, corre atrás, vê um elefante em uma formiguinha, um gigante em um João, e uma rainha em uma Maria. O mundo precisa de gente que faz o bem, que fica feliz ao ver o próximo feliz. O mundo precisa de açúcar para adoçar os corações dos amargurados; precisa de café, para fazer acordar os acomodados, aqueles sem vontade de lutar pelos seus sonhos.

O mundo precisa de combustível para alimentar a alma das pessoas cheias de sonhos, mas com pouca atitude. O mundo precisa de saúde, para prolongar a vida de quem está na cama de um hospital e de esperança para iluminar os caminhos de quem não sente mais vontade de viver. O mundo precisa de oxigênio, para fazer acender a chama do amor, da bondade e da honestidade na vida das pessoas. O mundo precisa de estrelas, para guiar os passos das pessoas que lutam pelos seus ideais.

O mundo precisa de tanta coisa, mas a mudança começa dentro de nós. Devemos olhar para nosso interior e analisarmos o que podemos fazer para evoluirmos a cada dia. Devemos olhar para nós e imaginarmos uma estrela brilhante, a qual brilhará cada vez mais forte, à medida que dermos mais um passo rumo ao caminho do bem.

Enfim, alguma coisa é grande não pelo seu tamanho, mas pela grandeza que atribuímos a ela. O mesmo ocorre com nós. A partir do momento que nos imaginarmos um gigante, mais forte seremos para lutarmos contra as tempestades e terremotos que nos rodeiam neste mundo!