As primeiras temperaturas elevadas anunciam que o verão está chegando. É nesta época do ano que muitas pessoas começam a retomar com mais frequência, a exposição ao sol em busca de uma pele já bronzeada para o verão.
Sabemos que alguns fatores, se aliados a uma boa alimentação, contribuem para a produção de melanina. A nutricionista clínica com ênfase em reeducação alimentar e emagrecimento, Bruna Johann, fala sobre os alimentos que devem estar na dieta para garantir um bronzeado de qualidade.
Segundo ela, é nessa época do ano que os pacientes buscam os profissionais para preparam o corpo para o verão. “Entre os preparos, é muito questionado alimentos que podem favorecer o bronzeado natural da pele, mantendo assim por um período mais longo”, diz. Para quem não dispensa o bronzeado, a profissional afirma que é muito importante ter um cuidado com a exposição solar e utilizar sempre métodos seguros de proteção.
AlimentosAlguns alimentos são ricos em betacarotenos e irão favorecer o bronzeado, permitindo que assim permaneçam por mais tempo. “Quando ingerimos betacaroteno, ele pode agir de duas formas em nosso organismo, sendo um antioxidante ou uma vitamina A (Pró Vit.A)”, explica Bruna.
Betacaroteno: importante para o funcionamento do organismo, contribui para a melhora da pele e para a saúde dos olhos. O consumo habitual pode ser feito diariamente através da alimentação ou suplemento em cápsulas. A sua principal função é dar pigmentação aos alimentos (laranja, amarelo), favorecendo a produção de melanina, responsável por dar a cor à pele.
Dicas para ficar com a cor bonita o ano todo Bruna dá algumas dicas para aquelas pessoas que querem ficar com a cor bonita o ano todo. Para isso, segundo ela, é importante incluir alguns alimentos como hábito na rotina alimentar que sejam fontes de betacaroteno, mantendo o consumo constante e não apenas no momento do bronze. “
Ainda dá tempo de se preparar, caso não tem em seu hábito esses alimentos
Para aqueles que ainda querem garantir um bronzeado natural, basta iniciar o consumo de alimentos fontes uns sete dias antes da primeira exposição ao sol.
>> LEIA MAIS: Alternativas saudáveis para começar o projeto verão
É importante, segundo Bruna, dar prioridade sempre para aos alimentos naturais, como frutas e verduras. “Quanto mais inteiro puder ser o alimento, melhor será sua disponibilidade de fibras, que estão presentes em cascas e bagaços.”
Top 15: Alimentos ricos em betacaroteno-Abobará-Caqui-Cenoura-Goiaba-Mamão-Manga-Pimentão vermelho-Tangerina -Brócolis -Melão-Couve folha-Espinafre-Maracujá-Acerola-Laranja