A cada dia vivido aprendemos alguma coisa por menor que ela seja. Tudo o que acontece conosco tem o objetivo de nos trazer experiência, conhecimento, amadurecimento, assim como também, nos tornar seres humanos mais fortes.
à medida que vamos evoluindo, nos damos conta de que muitas coisas são passageiras. Se olharmos para uma casa que há 10 anos achávamos a mais linda, hoje talvez ela já não seja a casa mais bonita para nós. Se olharmos para nossos pais, nossos amigos ou qualquer outra pessoa, nós perceberemos que sim, eles envelhecem, já possuem algumas pequenas rugas adquiridas no decorrer dos anos. Nossos velhos avós podem ser pessoas maravilhosas, mas já percebemos que o caminhar deles ficou prejudicado e que eles não nos escutam tão bem se comparado aos anos anteriores.
Se hoje passarmos pelo mesmo caminho que percorríamos quando íamos para escola ou qualquer outro lugar, perceberemos que outras casas foram construídas enquanto outras foram demolidas, que lojas abriram enquanto antes existiam apenas árvores no lugar. Damo-nos conta de que vamos ficando velhos à medida que os anos vão passando e vamos percebendo que as coisas vão mudando. Algumas pessoas morrendo, outras nascendo, casas sendo construídas, casas sendo derrubadas, lojas sendo abertas, outras sendo fechadas. Os dias, meses, anos e décadas vão passando, e nós vamos trabalhando, cuidando de nossos afazeres, de nossos filhos, de nossas famílias. Tudo ao nosso redor vai se transformando, e nós? Bom, nós vamos evoluindo, vivendo e aprendendo.
Através de acontecimentos citados anteriormente, podemos perceber o quanto as coisas são passageiras. Tudo o que é material, ou seja, matéria bruta, vai envelhecendo e mudando. Nosso corpo muda, pois à medida que envelhecemos, nos damos conta de que não temos mais o mesmo fôlego para realizar determinadas tarefas, cansamo-nos facilmente de correr ou caminhar, as rugas vão aparecendo e mais cedo ou mais tarde, pequenos fios de cabelos brancos surgindo. Algumas pessoas não suportam nem se quer ouvir falar em velhice, pois não querem envelhecer, mas sim, ser jovens para sempre. Mas como fugir de algo que é tão normal na espécie humana? Envelhecer faz parte do ciclo da vida. Temos que aceitar isso.
Não é só o nosso corpo que envelhece, mas o nosso espírito também. Embora o corpo de carne quando mais velho não tenha uma aparência muito bonita para muitos, o espírito mais velho e evoluído chega a ter luz própria de tão lindo que é. Espírito evoluído é aquele capaz de ver o lado bom das coisas, é aquele que tem amor próprio e amor para com os outros, é solidário, puro, nos transmite paz e irradia confiança. Por isso digo que daqui não levamos absolutamente nada, a não ser o conhecimento adquirido e as experiências que nos tornaram seres humanos melhores.
Não precisamos esperar os nossos 80 anos para dizermos que somos mais maduros. Existem pessoas que mesmo que tenham essa idade, precisariam viver mais 40 anos para que pudessem aprender os verdadeiros valores da vida.
Sendo assim, que façamos o hoje valer a pena, que aproveitemos as oportunidades que surgem em nossas vidas e que um novo conhecimento não seja desperdiçado. Lembre-se de que a idade do nosso corpo não é a mesma idade da nossa alma. Isso explica o fato de algumas pessoas serem tão novas, mas com um pensamento bem mais evoluído.
Tudo é passageiro. A sua morada aqui no planeta Terra também é passageira, mas o que você é e os bons valores que você tem, ficará com você para sempre.