Por Ana Flávia Hantt*
Continuamos a falar sobre passeios que podem ser feitos durante uma viagem à Lisboa, em Portugal. Para religiosos ou curiosos, a Capela dos Ossos, na cidade murada de Évora, é uma opção interessante.
Construída no século 17 por monges franciscanos, a capela está integrada ao Convento e Igreja de São Francisco de Évora. Em suas três naves, estão cerca de cinco mil ossos, como crânios, vértebras e fêmures, ligados por cimento pardo. Dois esqueletos inteiros também ‘decoram’ o local. Como principal objetivo, os monges queriam provocar a reflexão sobre a transitoriedade da vida, vide a famosa frase: “Nós, ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
Évora fica a cerca de 135 quilômetros de Lisboa, sendo a capital do Alentejo. Outro ponto famoso no centro histórico da cidade é o antigo Templo romano de Évora (também conhecido por Templo de Diana). Para quem busca por experiências gastronômicas, é possível provar a ‘queijadinha de Évora’, um doce à base de requeijão muito similar ao famoso pastel de nata.