Mais difícil do que entender nós mesmos, é entender e compreender o nosso próximo, aceitar suas diferenças, opiniões e, por vezes, o seu jeito difícil de lidar com as situações. Não é fácil entendermos o que se passa na cabeça de cada pessoa para que aja de tal forma, pois, muitas vezes, não sabemos o que o nosso próximo passou para que seja assim como é.
Não é fácil aceitarmos que nem sempre somos amados e valorizados como gostaríamos. Dói fazermos tudo por alguém e este alguém fazer pouco por nós. Isto acontece, pois esperamos demais e criamos expectativas demais sobre as pessoas e situações. Não podemos fazer algo esperando sempre outra coisa em troca.
A grandeza de um ser humano está em aceitar, aprender, procurar evoluir e entender. Entender que nem tudo é como queremos, que não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar nós mesmos e a nossa vida, pois os caminhos somos nós que escolhemos, os amigos nós que fazemos e toda a escolha fica por nossa conta. Esperamos muito de uma pessoa e esperamos muito do mundo.
A verdade é que todos nós esperamos. Esperamos por um dia melhor que hoje, mas, para isso, precisamos fazer coisas diferentes e pensar de uma forma diferente. Esperamos o ônibus chegar, esperamos que as pessoas sejam mais honestas e verdadeiras. Esperamos por um mundo em que a maldade vire felicidade, o ódio vire amor e toda a dor, vire saúde e solidariedade. Esperamos por uma luz em nossas caminhadas nos momentos mais turbulentos, esperamos que nossos filhos se tornem seres humanos de bem, esperamos que as armas virem flores, que a destruição vire construção, construção da paz, do bem e do amor ao próximo.
Esperamos que a água nunca acabe, que a floresta nunca termine, que as flores continuem sempre a florir e as pessoas sempre a sorrir.
Esperamos que ninguém passe fome no mundo, que a cultura não seja abandonada e os valores sejam sempre disseminados.
Enfim, as pessoas jamais serão sempre como esperamos, não podemos moldar um tipo de ser humano em nosso próximo. Não é porque valorizamos alguém que consequentemente esta pessoa nos valorizará, pois temos que entender que não é todo mundo que sabe corresponder com um sentimento tão bonito. Um mundo perfeito está tão longe como o Brasil da China, o ódio do amor, a chuva do deserto e o calor do Canadá.
A verdade é que esperamos uma vida inteira por uma série de coisas, que, muitas vezes, se tornariam realidade se nossas atitudes fossem diferentes e nossa maneira de encarar a vida também. Não precisamos esperar para que as coisas sejam como esperamos. São nossas atitudes que fazem elas acontecerem. O mundo não será perfeito, pois cada pessoa tem uma concepção diferente de perfeição. Mas, enquanto nós, seres humanos, continuarmos tirando a vida do seu próximo, invejando as conquistas de quem trabalha e luta por uma vida melhor, continuaremos sentados a esperar e esperar por um mundo melhor.
Mas esperar não basta, o mundo precisa dos combustíveis da esperança, da atitude e do comprometimento. Ele apenas precisa da chama do bem e de pilares constituídos por valores. E na vida, a única coisa que temos certeza é de que o sol nascerá no amanhã, mesmo que, ocultado em partes pelas nuvens escuras.