Não é só a gente que sofre com as baixas temperaturas. Basta dar uma olhadinha nas paredes de casa, que ficam ‘escorrendo água’. Isso não é nada bom, pois acumula muita umidade tanto nas paredes, quanto nos móveis.

Por isso listei algumas dicas para quem sofre com este problema. Lembro que não sou especialista, mas sim apenas mais uma ‘dona de casa’ que sofre com isso.

Outro detalhe, caso o estado de umidade esteja avançado (com muito mofo e com a pintura descascando), estas dicas não servem.

Em todos os casos, um profissional é sempre indicado para avaliar a situação.

VENTILAçãO SEMPRE

Sempre que possível, deixe janelas e portas abertas para ventilar a casa. Durante o dia, deixo os vidros abertos das janelas e as venezianas fechadas. Quando estou em casa, à noite, então as janelas são abertas para aproveitar a ventilação.

LIMãO NO BANHEIRO? PODE!

 

Um dos lugares mais úmidos da casa é o banheiro. Uma dica para retirar as manchas de mofo dos azulejos é esfregar limão e enxaguar com água. O resultado vem porque o limão é extremamente ácido.

SAL PARA LIMPAR CORTINA BOX

Falando em banheiro, o que fazer com aquela cortina do box? Se não consegue tirar as manchas de mofo, experimente dissolver quatro colheres de sopa de sal em 1 litro de água. Depois de deixar as cortinas de molho de um dia para o outro, basta lavá-las novamente.

áLCOOL 

Este pode ser um aliado para limpar pisos, paredes e outros, como mesas, janelas… Ele ajuda a secar mais rápido e evita que a umidade retorne rapidamente, além de manter tudo com cheirinho de limpeza.

VINAGRE EVITA áCAROS

Com um pano umedecido em vinagre, é possível evitar o surgimento e proliferação dos ácaros nos estofados.

IMPERMEABILIZAçãO

Não testei, mas já ouvi excelentes profissionais acerca do assunto é uma das formas mais eficientes de evitar a umidade nas paredes e também nos estofados. Claro que exige investimento, mas o resultado garante mais qualidade de vida para a casa e longevidade para os móveis e não apenas em tempos chuvosos.