Foto: Divulgação / Tudo & TodasSe diagnosticado a tempo, o câncer de pele tem cura
Se diagnosticado a tempo, o câncer de pele tem cura

Ontem falamos aqui no Tudo & Todas como o autoexame da pele ajuda a previnir o câncer. Hoje, vamos falar sobre mitos e verdades relacionadas a esse assunto.

Existem outras causas do aparecimento do câncer de pele além da exposição ao sol

Verdade. A idade do paciente também influencia no aparecimento da doença. O risco de uma pessoa aos 75 anos de idade desenvolver um carcinoma basocelular (CBC) é cinco vezes maior se comparado a um indivíduo com a mesma cor de pele aos 50 anos de idade. Já o tabagismo, pode desencadear o aparecimento do carcinoma espinocelular (CEC), principalmente nos lábios e boca. Fatores genéticos, em especial no melanoma, também exercem papel importante, portanto, quem já teve casos de melanoma na família, apresenta um risco maior, devendo ter atenção redobrada.

O câncer de pele tem cura

Verdade. Sim, quando detectado precocemente, por isto a importância do autoexame. No Brasil, o carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, é também o menos agressivo, e possui índices altos de cura. O segundo câncer de pele mais freqüente é o carcinoma espinocelular, com 25% dos casos, e o melanoma é detectado em cerca de 4% dos pacientes. O melanoma é o câncer de pele mais agressivo e que pode levar à metástase e até a morte.