Um momento para apreciar as mais belas paisagens do Velho Continente. Assim é a exposição ‘Um chimarrão pela Europa’, que estreia no dia 8 de abril, em uma vernissage realizada no centro cultural da Folha do Mate.

Quem assina a exposição é Solange Silberschlag Beglin, que reside há mais de 20 anos na Europa. São 29 imagens que retratam um pouco da sua vida e passeios que faz em países como Bielorrúsia, Inglaterra, França e Letônia. é uma mescla de paisagens estonteantes, com antigas construções, que vão do singelo ao imponente, captando a luminosidade típica – ou a falta dela – dos países do hemisfério norte.

A venâncio-airense conta que o hábito de fotografar surgiu naturalmente. Quando ainda vivia em Venâncio Aires, teve a oportunidade de envolver-se com esse universo em produções feitas na própria Folha do Mate, onde trabalhou por vários anos; e também com o pai, Asuir Silberschlag, que mantinha uma empresa chamada ‘Foto do Zeca’.

Mesmo com essas experiências prévias, Solange afirma que seu olhar para a fotografia é muito mais baseado em sentimento do que em técnica, tanto que fotografa com uma câmera amadora. Ela conta que, como uma apaixonada pela Europa, deseja compartilhar com outras pessoas o que está vendo em um determinado momento. Por isso, fotografa.

Gosto de registrar os lugares por meio das fotos, pois assim posso relembrar, voltar nolugar em que estive.

EXPOSIçãO

A exposição fotográfica ‘Um Chimarrão pela Europa’ tem o apoio da Madrugada Alimentos, BRA Viagens e Matte Viagens, que estarão recepcionando convidados durante a vernissage. A partir da quinta-feira, 9, a coleção estará disponível para visitação na Recepção Cultural da Folha do Mate.

Além de integrar as programações do Ano da Cultura, bandeira que o veículo promove em 2015, a exposição tem por objetivo divulgar e ampliar o alcance do trabalho realizado por Solange na coluna Da Europa e no blog homônimo. Itinerante, a exposição fica disponível na Folha do Mate até o dia 8 de maio. A partir de então, será disponibilizada para visitação em outras galerias e espaços destinados à arte.