Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasIbtesam e os filhos, Yasmin e Tarek, em Jerusalém, também conhecida como Cidade Velha
Ibtesam e os filhos, Yasmin e Tarek, em Jerusalém, também conhecida como Cidade Velha

Conhecer parentes e voltar a terra de origem dos pais, é algo que toda pessoa deveria fazer. Pensando dessa forma, a telefonista do Foro, Ibtesam Hamid, 44 anos, viajou juntamente com os filhos Yasmin Mansour e Tarek Mansour, para a Palestina.

A escolha do destino foi com o propósito de conhecer os parentes e o país de descendência de ambos. A viagem foi organizada em 2011, um ano antes da viagem que ocorreu em 2012 e a principal medida tomada, foi marcar a data das passagens de ida e volta.

Ao chegarem na cidade de Saffa, na Palestina, a primeira coisa que Ibtesam e os filhos fizeram foi conhecer os parentes por parte de pai, que os receberam na casa de um tio para desejarem boas-vindas aos três. Após, Ibtesam, Yasmin e Tarek visitaram os parentes dos avós por parte de mãe.

Nos dias seguintes os três foram para cidades diferentes, cada uma com suas características. As cidades foram as seguintes: Ramalla, Tel Aviv, El-Riha (Jericó), Jerusalém: cidade nova e cidade velha, além do ponto turístico Al-Aqsa, a mesquita da cúpula dourada, a basílica de Santo Sepulcro, coração do catolicismo.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasOs três e Noel, tia-avó por parte de vó de Yasmin e Tarek, em uma sorveteria em Ramalla
Os três e Noel, tia-avó por parte de vó de Yasmin e Tarek, em uma sorveteria em Ramalla

Durante a viagem, um acontecimento em especial, rendeu boas risadas a Ibtesam e os filhos. Ela conta que a filha mais velha, Yasmin, resolveu ir na parte com areia movediça que cerca o Mar Morto e, como já era de se esperar, começou a ser ‘puxada’ para baixo. Após momentos de desespero, Ibtesam e o filho Tarek, conseguiram resgatar Yasmin. 

Quer viajar para a Palestina e precisa de algumas dicas? Confere algumas deixadas por Ibtesam:

Restaurante: Castello Restaurant & CafeComida de rua: ShawarmaPasseio: JerusalémPonto turístico: Monte do temploNúmero de dias ideais para a estadia: 60 diasDica de compras: Tudo, porque cada coisa lá tem um detalhe diferenciado, seja um bordado a mão ou artesanato característico.Dica de segurança: Sempre andar com o passaporte em mãosPretende retornar a este destino? Sim, pra ter oportunidade rever e ver o que não tivemos tempo, pois fomos no inverno e lá chove e neva muito nessa época do ano, e, por isso, teve dias que não podíamos sair.

[GALERIA_298]