Aniversário é sempre uma data importante e, por isso, deve ser comemorada da melhor maneira possível. Trocar festas por viagens, por exemplo, é uma das opções existentes e que, geralmente, se torna inesquecível.
Essa também foi a opção da estudante Giovana dos Santos Gonçalves, de 15 anos, que ganhou dos pais Giovani Santana Gonçalves e Andreia Gonçalves uma viagem para a Europa.
Nessa viagem, Giovana conheceu Londres e Paris e teve como acompanhantes amigos, a diretora e professoras da escola de idiomas que frequenta. Segundo ela, a ideia da viagem surgiu a um ano, mas a organização começou a ser feita com dez meses de antecedência.
Entre as principais providencias a serem tomadas, Giovana destacou a montagem de um cronograma para fazer o orçamento total referente a passagens, valor do curso intensivo de inglês com hospedagem, alimentação, pontos turísticos e valores das entradas.
A estudante ainda comentou que outras questões foram providenciar os documentos para o passaporte, a conversão do real para moedas libras e euros e, também, a solicitação de cartão de crédito internacional. “Foi bastante estudado sobre a cultura local e também procedimentos de bagagem como o que pode levar e como acomodar na bagagem.”
Giovana explica que pela manhã era o curso intensivo de inglês na Escola Schane Global, onde tinha intercambistas de vários lugares. Ao sair da escola, ela e os colegas almoçavam no centro, próximo a escola, e depois corriam para aproveitar da melhor forma os pontos turísticos.
Em relação a Londres, a estudante constatou algums fatos inusitados, como o fato de realmente exister a pontualidade britânica, já que os horários de metrôs nunca falharam. Outra coisa realmente existente e que se mantém a risca é o ‘Chá das Cinco’ (Tea of five). “Nas lancherias e cafeterias existem uma variedade de chás e as reuniões acontecem muito às 17hs”
Entre os outros fatos inusitados que Giovana notou, está a falta de intimidade. Segundo ela, quando se conhece alguém e até mesmo depois de algum tempo de amizade, não existe abraços nem beijos, apenas um aperto de mão ou um olá. No metrô, por exemplo, o silêncio é absoluto, até mesmo entre os conhecidos. “Nas entradas do metrô, há jornais para que os passageiros possam ler durante a viagem.”
Para quem deseja conhecer esses dois destinos, a estudante deu algumas dicas e sugestões. Confira:
Hotel: Fiquei em acomodação familiar, super seguro e com alimentação, portanto não tenho indicação de hotel;
Comida de rua: Indico Starbucks, cafeteria e lancheria, e McDonalds, especialidade o lanche britânico ‘fish and chips’, em Londres;
Passeio: Montamos nosso cronograma de passeios para visitar o Big Bem, a London Eye, a Abbey Road (Rua dos Beatles, rua da famosa foto e estúdio), visita a Museus de Artes Modernas e Museu National History (museu onde foi gravado o filme Uma Noite no Museu), o Museu de Cera Madame Tussaud, a loja da Apple, para ver a troca da guarda do Palácio de Buckingham (palácio da Rainha), a Tower Bridg e a Igreja Abadia, onde príncipe Willian casou
Ponto turístico: Não pode ir a Londres sem visitar e andar na London Eye, sem fazer fotos nas famosas cabines telefônicas e ônibus vermelhos de 2 andares. Além disso, é preciso visitar o Big Bem e passear na Oxford Street, para ver as lojas. Em Paris, não pode deixar de ir na Torre Eiffel e subir para ver a vista lá de cima, na Galeria Champs Elises para comprar perfumes e lembrançinhas de Paris, o Museu do Louvre e a ponte dos cadeados.
Dica de compras: Londres – Primark, Aplle, Cool Britannia (especialides de artigos personalizados de Londres, ótima para comprar lembranças, canecas e miniaturas de Londres), Boots (maquiagens diversificadas, varias marcas e preço ótimo), Buckingham Palace (loja oficial produtos do palácio da Rainha, chás, miniaturas, cartões postais e jóias). Em Paris – Galeria Champz Elysses e lojinhas dentro da Torre Eiffel.
Dica de segurança: Andar sempre com passaporte na bolsa/mochila, já que a qualquer momento você pode ser parado e precisa saber das informações importantes, como endereço de hospedagem e telefone de contato, além de sempre carregar a moeda local.
Giovana destaca que em Paris, ela e o grupo não sairam muito, devido ao atentado ao Jornal Charlie Hebdo, que ocorreu na época da viagem.
[GALERIA_481]