Escolher um destino turístico para conhecer, envolve inúmeros fatores. A temperatura do local, a estação do ano, os pontos turístico mais conhecidos, recomendação de algum amigo ou familiar e, claro, a fama que o local possui.
Foi em decorrência disso que a técnica em segurança do trabalho, Sabrina Raquel Kist, 21 anos, o namorado William Simianer e mais dois casais de amigos, decidiram conhecer Porto Seguro, na Bahia.
Sabrina conta que a escolha por esse local, se deu pela fama que ele possui entre os turistas em geral e por se tratar da Bahia em si, já que todos tinham curiosidade de visitar e conhecer as comidas típicas, as histórias e, também, as belas praias.
A técnica em segurança do trabalho explica que essa foi a primeira viagem para fora da região sul e, consequentemente, a primeira de avião. “Não fizemos muita PROGRAMAÇÃO, apenas pesquisamos os melhores preços nas agências de viagem da região e as melhores datas, então fechamos o pacote”, ressalta.
O grupo ficou sete dias em Porto Seguro, porém a vontade era de ficar muito mais. Apesar disso, Sabrina, o namorado e os dois casais de amigos, garantem que esse tempo foi suficiente para aproveitarem os passeios locais e conhecerem a cidade e região.
Entre os passeios realizados pelos casais, estavam o City Tour, visita as praias de Trancoso, Arraial D’Ajuda, Coroa Vermelha, Praia do Espelho, Praia de Santo André e Praia de Taperapuã (v ulgo Toa Toa). “Todas possuem um charme específico, hoje concordo porque os guias diziam para conhecer todas”, destaca Sabrina.
Segundo Sabrina, Trancoso é a praia dos famosos bilionários e o local possui muitas casas ou resorts dessas pessoas. Arraial possui falésias de arenito magníficas, que nos permitiram lindas fotos. Coroa Vermelha é a praia depois de Taperapuã, local da primeira missa realizada no Brasil, estas duas são as praias mais perto, a qual podíamos ir de taxi ou ônibus se preferíamos, porém ambas eram bem movimentadas devido ao fácil acesso.
A Praia do Espelho, para o casal, apesar de todos os contras como o gasto e o tempo com deslocamento, foi a praia mais linda que conheceram, principalmente por suas peculiaridades, como limite máximo de visitantes, reserva ambiental e por ser paradisíaca.
Outro passeio espetacular para o grupo, foi para o Recife de Fora. Os três casais saíram cedo, pegaram um barco até chegarem no Recife, que se trata de uma formação de piscinas naturais com a visualização de corais e diversos peixes, devido à baixa da maré. Sabrina explica que após certa hora, essa maré sobe e não é possível ver esse pequeno paraíso.
Para quem deseja viajar para Porto Seguro, Sabrina e William deram algumas dicas. Confira:
Hotel: Casa Blanca Porto Seguro
Comida de rua: Tapioca de Carne de Sol
Passeio: Passeio de Chalana. Este passeio é feito em uma Chalana com bastante axé e dançarinos, fazendo paradas em pontos estratégicos para degustação de doces locais, visita a Ilha do Sol e banho de lama, finalizando na praia de Santo André onde ficou a seleção da Alemanha na Copa do Mundo.
Ponto turístico: Praia do Espelho. A praia é um pouco distante, quase 2h de van com direito a estrada de chão para chegar até ela. Vale a pena visitá-la por suas águas cristalinas, seu silêncio e vista magnífica!
Número de dias ideais para a estadia: Em sete dias deu pra aproveitar bastante, acredito que uma semana é o ideal!
Dica de compras: A Passarela do álcool é o local ideal para compras de todos os tipos, porém devido a sua extensão deve-se ir um dia somente para olhar e outro para comprar, pois engana-se quem acha que comprar nas primeiras barracas é mais barato. Há também uma “passarela” bem parecida e mais barata na praia de Coroa Vermelha.
Dica de segurança: Não enfrentamos nenhum transtorno com malas ou objetos pessoais, porém recomendo levar sempre uma mochila nos passeios, pois sempre terá algo que você irá levar daquele ponto turístico e fica mais fácil esconder dentro da mochila do que levar na mão e chamar a atenção.
Leve também sempre um dinheirinho que não seja só cartão, pois muitos lugares ainda não aceitam cartões como forma de pagamento e uma garrafinha de água extra, já que ela pode ser bem cara em alguns locais.