Viajar sozinha para novos destinos nem sempre é fácil. é preciso sair da zona de conforto, pensar em todos os detalhes, se jogar nas aventuras e nas oportunidades que irão surgir, para, dessa forma, aproveitar ao máximo o destino.
A professora de Educação Física, Elaine Yara Uhlmann, 57 anos, decidiu conhecer Quito e Cuenca no Equador e Cartagena das índias na Colômbia. Sem companhia, a professora viajou sozinha por 38 dias, compartilhando quartos com pessoas desconhecidas em albergues. Para ela, esse foi seu maior desafio.
Elaine conta que sempre que pode viaja em suas férias e, geralmente, procura por intuição os lugares que a atraem. E, segundo ela, Cartagena das índias era um desses destinos. A professora já havia permanecido por três meses em Quito, No Equador, e trabalhado como voluntária em Colonial House, um albergue que hoje, Elaine diz ter uma família que a acolheu.
“Esse foi meu ponto fixo e de lá fui conhecer Cuenca, Otavalo, Mindo, todos no Equador e Cartagena na Colômbia.” A professora explica que a viagem foi organizada com um mês de antecedência e as principais medidas foram a compra das passagens, fazer um bom seguro saúde e, no mais, arrumar uma pequena mala com alguns itens necessários.
Sempre que chega em Quito, Elaine precisa de dois dias para se recuperar do mal estar devido a altitude. Mas, como já conhecia o local, a primeira semana foi para rever os amigos e conhecer novos locais e pessoas, uma vantagem quando se fica em albergues.
“São pessoas do mundo inteiro que se encontram em um mesmo lugar com o objetivo de trocar experiências, conhecer as vivências de outros países e praticar vários idiomas”, destaca a professora.
Elaine comenta que o Equador é um país incrível, pequeno e pouco conhecido pelos brasileiros. Esse país tem muitas atrações a conhecer, como praias, montanhas dos Andes, neve, floresta amazônica, as ilhas de Galápagos, enfim, vale muito a pena conhecer.
A professora ressalta que Quito, a capital, é uma cidade rodeada de vulcões, sendo uma cidade moderna e, ao mesmo tempo, um centro histórico que contém mais ou menos 40 Igrejas de uma bela arquitetura. Na segunda semana, Elaine foi conhecer Cuenca, uma cidade muito organizada, limpa e segura.
Ela explica que essa é uma cidade pequena, cortada por um rio que passa no centro da cidade e muito simpática. Cinco dias depois, a professora voltou para Quito e aproveitou um pouco mais do local. Depois de uma maratona de três aeroportos, a profissional chegou. Cartagena é mágica, romântica, calma e segura.
Em Cartagena, na opinião da professora, existem passeios imperdíveis para as praias de um azul esverdeado que fazem parte do mar do caribe. Uma delas é a Playa Blanca e Isla del Rosário. De volta a Quito, Elaine aproveitou para também conhecer cidades vizinhas como Otavalo e Mindo e aproveitar o dia a dia com sua família equatoriana.
Quer viajar para os locais e precisa de dicas? Confira as da professora:
Hotel: Colonial House no Centro Histórico em Quito; Mallki Hostel em Cuenca e Green’s House no Centro Histórico de Cartagena (Colômbia).
Restaurante: Nos albergues existem cozinhas compartilhadas e cada dia alguém fazia sua comida típica e compartilhávamos, isso acontecia em Quito e as vezes íamos a restaurantes. Já no centro histórico de Cartagena, praticamente encontramos restaurantes e bares encostados um no outro, são tantos que não é necessário andar muito.
Comida de rua: Uma das coisas que me atrai muito nas minhas viagens são as comidas típicas e o primeiro lugar que procuro são os mercados públicos para conhecer realmente a cultura e a comida do povo.
Ponto turístico: Em Quito, temos La Mitad del Mundo onde passa a Linha do Equador. O Centro Histórico com suas igrejas, o teleférico que sobe a 4.100 m de altitude, os vulcões ativos e inativos, um deles habitado por famílias, muitos museus. Cartagena, na Colômbia, tem o Centro Histórico, as muralhas, bares, restaurantes e suas casas coloridas. Playa Blanca é imperdível. Castelo de San Felipe Bajaras e a parte moderna no bairro Bocagrande.
Número de dias ideais para a estadia: Cinco dias é suficiente para conhecer Cartagena, mas Quito não tenho indicação de dias porque cada vez que volto descubro coisas novas.
Dica de compras: As minhas compras sempre são direcionadas ao artesanato e roupas típicas do lugar.
Dica de segurança: Esse tipo de viagem que faço não é nada convencional, por viajar sozinha, por compartilhar quartos. Em função disso tenho alguns cuidados como carregar meus documentos e dinheiro embaixo da roupa em uma pochete de tecido, não saio à noite a não ser que tenha absoluta segurança, sempre faço um plano de saúde e quando saio para um lugar que não conheço levo o cartão de visitas do hotel, caso eu me perca.