Viagem: prazos estendidos e incerteza sobre reembolsos

-

PÉ NA ESTRADA

Por Ana Flávia Hantt*

Ao completarmos um ano de pandemia, viajantes ainda aguardam para resolver o reembolso ou remarcação de viagens que deveriam ter sido feitas em 2020. A maior dificuldade relatada em fóruns e grupos específicos tem sido com pacotes de viagens adquiridos em websites especializados, já que cada destino turístico, companhia área e formato de hospedagem possui uma política diante à pandemia e o serviço ao 07 aos passageiros.

Pessoalmente, tenho duas situações em aberto. Uma é com a Cabo Verde, companhia aérea africana administrada pela islandesa Iceland Air que, em 2019, passou a operar em Porto Alegre com voos para a Paris, Milão e Lisboa. Em abril do ano passado, a empresa cancelou todos os seus voos e informou aos passageiros que seria fornecido um voucher eletrônico válido por dois anos a partir da data de emissão, o qual poderia ser utilizado por outros viajantes em destinos e serviços da empresa. Na prática, no entanto, ninguém recebeu o voucher e há o receio de que a companhia não voltará a operar após a pandemia. Em entrevistas recentes, os administradores da empresa têm garantido que todos os esforços estão sendo feitos para que a empresa não vá à falência, com a possibilidade do governo de Cabo Verde intervir na crise.

A outra situação, mais positiva, é com a Eurostar, uma das empresas responsáveis pelo serviço de trens de alta velocidade na Europa. No ano passado, a empresa ofereceu o cancelamento das viagens sem custo adicional, fornecendo um voucher eletrônico que poderia ser utilizado em compras futuras em um período de um ano. Há cerca de duas semanas, no entanto, a Eurostar informou a todos os seus clientes que a validade dos vouchers foi estendida até 30 de dezembro de 2021, com a possibilidade de viagem até a metade do ano de 2022. Uma boa notícia, já que viagens internacionais neste ano dependerão da velocidade da vacinação e do controle da pandemia.

*[email protected]

Copa volta a operar em Porto Alegre

A Copa Airlines retomou, nesta semana, seus voos saindo de Porto Alegre para destinos no Caribe, com conexão no Panamá. O Aeroporto Salgado Filho estava há 11 meses sem operar voos internacionais. Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, Haiti, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas são os países abertos para brasileiros a turismo no Caribe.

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido