Uma garota que conhece bem a rotina de patinadora, e todos os desafios que existem para conciliar os treinos com outros afazeres típicos da adolescência, como rotina escolar e tempo para lazer.
Camila Giacomini Pereira, que integra a Seleção Brasileira de Patinação para o Panamericano, nas modalidades Livre e Figuras Obrigatórias, conta que durante os dias da semana, divide seu tempo entre as aulas no período da manhã, temas de casa, estudo para provas e aulas de inglês. Com essas tarefas concluídas, segue para o treino. Nos fins de semana, treina nos sábados à tarde, e ainda corre e faz abdominais para melhorar o preparo físico.
às vezes tenho que escolher entre o lazer e treinar, mas sempre prefiro ir treinar pois, para mim, é um lazer também.”
Patinadora desde os 9 anos, Camila trocou a natação pelo esporte sobre rodas. Desde lá, participou de várias competições, conquistando importantes títulos, como campeã estadual (em São Paulo) e nacional. Também já participou do Campeonato Sul-americano, conquistando o terceiro lugar na modalidade Figuras Obrigatórias. No ano passado, ainda esteve na Copa da Alemanha, uma das mais importantes em nível internacional, onde além de competir, também pode trocar experiências com patinadores europeus.
A maior dificuldade nos campeonatos internacionais é a perfeição que precisa ser alcançada. Não se pode errar muito para alcançar o primeiro lugar, cada detalhe faz a diferença. Com Figuras novas e salto mais difíceis, o treino para se aperfeiçoar é indispensável.”
***
>> Leia também: Campeonato Panamericano de Patinação 2016 terá a participação de 12 países e 900 atletas

