
Somos eternamente responsáveis por aquilo que fazemos e dizemos. Não temos como voltar atrás das palavras pronunciadas, das atitudes, das oportunidades não aproveitadas. Não temos como curar por completo as feridas que deixamos no coração de alguém, tampouco fazer todas as pessoas deste mundo nos admirarem por aquilo que somos. O tempo passa e mais cedo ou mais tarde, semeamos aquilo que plantamos. Colhemos os frutos de nossas atitudes, caráter, sabedoria, dignidade, valores.
A verdade é que tudo em nossa vida é um ciclo. Problemas nem sempre serão problemas. Chega um momento que se tornam aprendizado. As pessoas que nos fizeram chorar e nos entristeceram, no futuro podem ser motivo para nós agradecermos, pois nos ensinam a não sermos como elas e, tampouco, fazermos o que fazem.
Digo que nossa vida é um ciclo, porque tudo o que vai volta, para cada ação existe uma reação. Atraímos pessoas boas, a partir do momento que nós também tivermos valores. Se aproximarão de nós pessoas invejosas e traiçoeiras, quando nós formos como elas.
Pois bem, nascemos e somos totalmente dependentes de nossos pais para sobrevivermos. O tempo passa e achamos que somos sábios o suficiente, bem como, grandiosos o bastante para sabermos nos ‘virar’ sozinhos. Envelhecemos, o que é natural, e voltamos a depender de alguém para que possamos viver bem. Nossas mãos que tremem tanto, já são incapazes de segurarem uma xícara sem derrubarmos o seu conteúdo. Nossas pernas, mais fracas, nos incapacitam de caminharmos com agilidade como antes. Da mesma forma, precisamos de ajuda para lermos algum jornal, algum texto. Voltamos então, a nos tornarmos dependentes de novo.
Nossos pais que nos educaram e tanto nos deram amor quando éramos crianças, no futuro serão eles que aprenderão com nós. A mesma paciência que tiveram conosco, devemos ter com eles. Eles aprendem com nós e nós com eles. é um ciclo.
Se analisarmos um relógio, perceberemos o quanto o ponteiro dos segundos anda rápido. As horas passam. O dia chega ao fim. Mas no dia seguinte, os ponteiros voltam a fazer o mesmo percurso e continuarão a andar na mesma velocidade.
Um ano chega ao fim, mas em seguida outro inicia. Isto também ocorre com as estações do ano. O inverno termina, mas voltamos a ter o nosso verão. O mesmo ocorre com as flores e os frutos. As flores murcham, mas outras nascem. Os frutos apodrecem, mas outros surgem em seus lugares. As pessoas também partem, mas outras nascem. Não serão as mesmas pessoas, mas serão pessoas, é um ciclo.
Nossa vida é formada por ciclos e tudo o que somos, temos, as pessoas com as quais convivemos não surgem por acaso. é porque somos mereceremos disso. Se tudo é um ciclo e consequência de alguma coisa, por que não amarmos para sermos amados? Por que não lutarmos para realizarmos nossos sonhos? Por que não olharmos a vida com bons olhos para ela ser mais bonita? Ou então, por que não fazermos a nossa parte para termos um mundo um pouco melhor?
Somos apenas uma gotinha do oceano, um grãozinho de areia de um castelo e uma estrelinha desse universo, mas mesmo assim somos grandiosos, porque todos nós, juntos, formamos um oceano, um castelo, um universo.
Enfim, para cada ação existe uma reação e como diz o ditado: Faça o bem, queira o bem, o resto vem!