A internet e as redes sociais se tornaram, com o passar dos anos, fontes de informações. No entanto, essas informações nem sempre são verdadeiras e, por isso, é importante estar atento ao que se vai compartilhar.
No início de janeiro, muitos compartilhamentos ‘pipocaram’ (palavra de vó, eu sei, gente) na timeline alheia. A notícia? Uma lei que proibia a amamentação em público. Na matéria, constava que deputados aprovaram por maioria dos votos, uma emenda que proíbe as mães de amamentar seus bebês em vias públicas.
Esta iniciativa, segundo o que é afirmado na notícia, teria sido proposta depois de se analisar que a amamentação em vias públicas se tornou umas das principais causas de crimes de estupro no país.
O texto, que cita os deputados Oscar Garcia Barron e Rogério Castro Vazquez, ainda diz que os governos estaduais e municipais têm seis meses para modificar as suas regras e ajustar à nova lei e que as mulheres apanhadas cometendo esse delitos serão multadas em até 30 salários mínimos ou 5 anos de prisão.
Mas, vamos esclarecer tudo. A notícia é falsa, minha gente! Falsa, super falsa. Não há nenhuma lei aprovada nesse sentido! O que temos em vigor são leis completamente diferentes dessa que estão espalhando pela web.
Os políticos Oscar Garcia Barron e Rogério Castro Vazquez citados no boato existem, de fato, e ambos são deputados. Porém, eles são políticos mexicanos! Uma busca por essa lei espalhada pelo boato no México mostra que lá essa história também é falsa!
Em resumo: Não há nenhuma lei proibindo as mulheres de dar de mamar aos seus filhos em público! E ainda bem, né!? Por isso, vale lembrar que é sempre importante verificar as fontes antes de compartilhar qualquer tipo de informação.
O OUTRO LADO
Apesar dessas publicações, ainda existem aquelas que mostram um outro lado e acabam sendo um ‘tapa na cara da sociedade’. Um vídeo, publicado em uma página do Facebook, mostra uma mãe listando quatro motivos pelas quais as mães não devem amamentar em público.
é claro que o vídeo é uma grande ironia. Com bom humor, a publicação mostra situações e frases já conhecidas pelas mães que amamentaram ou, ainda, amamentam em público. São situações pelas quais elas passam constantemente e, nem sempre, sabem como lidar.
O vídeo, além disso, trata da coisa mais importante: a amamentação como tabu. Já falamos desse assunto aqui no T&T, para ler, clique aqui.
Confira o vídeo:
//
4 Razões para as mulheres NUNCA amamentarem em público!#comendopordois #amamentação #maternidade #mãe #ironia
Publicado por Comendo por Dois em Quinta, 21 de janeiro de 2016