Conhecer diferentes países e culturas é maravilhoso, entretanto, conhecer cidades e belezas nacionais é ainda melhor. Foi pensando nisso que o casal, André, 34, e Cristina Kroth, 32, decidiram viajar para o Rio de Janeiro e, com isso, conhecer as belezas naturais e, principalmente, as diversas opções culturais.
A viagem foi organizada com quatro meses de antecedência e as principais providências tomaras foram reservar um hotel em Copacabana, pois, segundo eles, ficava perto de todos os lugares que o casal tinha interesse em conhecer. Posteriormente, Cristina começou a pesquisar na internet os pontos turísticos, como museus, localizações e valores. A estadia foi curta, apenas cinco dias, mas era preciso organização e planejamento. “Fui vendo os lugares que mais nos interessavam e montei um roteiro. Tive o cuidado de organizar para o mesmo dia aqueles que ficavam na mesma direção, aproveitando bem o tempo”, destaca.
O mecânico de automóveis e a professora, comentam que chegaram ao Rio de Janeiro em uma quinta-feira ao meio dia e à tarde, conheceram a praia e o Forte de Copacabana, onde se localiza o Museu Histórico do Exército Brasileiro, a praia do Arpoador, Ipanema e Leblon. Os dias seguintes foram de muitos passeios a pontos turísticos, mas Cristina destaca um em especial: a visita a Petrópolis, na região serrana do Rio.
“Foi um dos melhores passeios, pois lá visitamos o Museu Imperial, a Catedral, o Palácio dos Cristais, o Quitandinha, a Praça 14 Bis e a casa de Santos Dummont. O Museu, sem dúvida, foi o que mais gostamos, pois conta muito da história Imperial do nosso país. O curioso é que, ao chegar, temos que tirar nosso calçado e colocar uma espécie de pantufas para preservar o assoalho do local”, relata.
No domingo, o casal, foi conhecer os Arcos da Lapa, o Theatro Municipal, a Igreja da Candelária e passaram o dia no Espaço Cultural da Marinha, localizado na Baía de Guanabarra. Ali, os dois visitaram um Submarino Museu conhecendo assim seu interior e funcionamento. André e Cristina também foram com um Barco Rebocador, usado na I Guerra Mundial, até a Ilha Fiscal e fizeram um passeio por toda Baía de Guanabara. Na segunda pela manhã, foram até a Lagoa Rodrigo de Freitas, dessa forma, se despedindo da Cidade Maravilhosa.
Uma das coisas que mais chamou a atenção de Cristina, foi a facilidade com que é possível pegar ônibus. “Nos deslocamos para todos os pontos turísticos de ônibus. Em cada parada existem painéis que indicam o número dos diversos ônibus que você pode pegar para chegar a cada um dos pontos turísticos. Os cobradores e motoristas foram muito atenciosos e indicavam a parada que devíamos descer para chegar onde queríamos. Usamos táxi somente para ir e vir do aeroporto”, destaca.
Com o nascimento da filha, o casal esperará um pouco para fazer a próxima viagem. Entretanto, Cristina comenta que o próximo destino escolhido é Buenos Aires, na Argentina.
− Hotel: Em Copacabana, pois fica perto de tudo.
− Restaurante: íamos a restaurantes que serviam comida a quilo.
− Passeio: Todos os que fizemos.
− Ponto turístico: Todos os que fomos.
− Número de dias ideais para a estadia: Pensamos que uma semana é o ideal para conhecer mais lugares com calma.
− Dica de segurança: Não carregar bolsas grandes, usar cartão e não carregar muito dinheiro.