Foto: Divulgação / DivulgaçãoInveja perigosa
Inveja perigosa

– Hum, como seu namorado é lindo!

– Bonitão ele, heim?

– Nossa, você viu o namorado da fulana? Nem combina com ela.

– Como vocês dois se dão bem né?

Xô, olho gordo!

Nada além dos elogios, muito mais é a conotação de voz, o tom insinuante e irônico, é a comunicação do corpo que logo mostra a total inveja sentida em cada uma das palavras.Já passou por isso? Já ouviu dizer que o amor é que causa a inveja? Olho gordo mesmo!

Muitas vezes, nem é pela aparência, mas pela forma bacana como o casal vive este relacionamento. A forma de se relacionar é o que sustenta o amor; e que acaba por dar inveja a quem não consegue viver da mesma forma.

Para a escritora e parapsicóloga Elizabethe Biscarra, os malefícios provocados por este sentimento destrutivo são verdadeiros, assim como ditado popular de que ‘a inveja mata’. Para ela, essa frase faz todo sentido e deve ser levada a sério. No livro escrito por Elizabethe, ‘Os Invejosos’, publicado pela editora Pandorga, a autora explica como a inveja pode destruir vidas e transformar pessoas com potencial para crescer em verdadeiros reféns deste sentimento corrosivo. O livro mostra situações recorrentes do dia a dia, nas quais muitas vezes as pessoas nem percebem que são vítimas dessa, segundo ela, perigosa ameaça. “Os invejosos estão em toda parte, eles podem estar no trabalho, na faculdade, ou, até mesmo, dentro de casa”, aponta a escritora.

No livro, ela explica que a inveja também prejudica os invejados, mas neste caso, o que se tem a fazer é entender que quem é movido por este sentimento certamente passou por alguma frustração ou humilhação. A autora caracteriza o invejoso como um indivíduo que só precisa de amor e carinho para perceber que ele é autossuficiente e dono de diversas qualidades, que podem fazer dele tão vencedor quanto o colega ao lado. Geralmente, ele é um ser carente, que muitas vezes foi desprezado, humilhado em sua infância, ou até mesmo na vida adulta, momento em que ninguém lhe deu devidos créditos para ser uma pessoa vencedora, especial.

Para Elizabethe, a inveja não traz nada de positivo, pelo contrário, só faz com que a pessoa se afunde em um verdadeiro mar de escuridão. “A inveja é perda de tempo e causa angústia e ansiedade, até confusão mental. Traz para nossa vida maus hábitos, pensamentos destrutivos, negativos.”, afirma a especialista. O livro, que é uma dica de leitura, busca mostrar os danos que a inveja pode causar à saúde mental e, dependendo do caso, até física do invejoso.

Foto: Divulgação / DivulçãoLivro mostra como se livrar deste comportamento
Livro mostra como se livrar deste comportamento