Basta ligar a televisão ou acompanhar sites e jornais para entender que o sistema de saúde está em colapso diante da pandemia do coronavírus. Este cenário tem impactado diretamente o emocional das pessoas, gerando transtornos, como preocupação e a ansiedade. Para deixar os dias mais leves e manter o equilíbrio mental, uma das opções é se dedicar à prática do yoga. Mesmo que as aulas presenciais estejam suspensas, por conta da pandemia, há vários aplicativos e contas no Instagram para seguir e praticar esta atividade em casa.
De acordo com a instrutora de Yoga, Franciéli Konzen da Silva, 32 anos, diante desta situação, as pessoas estão mais sensíveis emocionalmente. Neste caso, o yoga pode ser um aliado. Segundo a profissional, a prática faz com que o aluno entenda que é preciso viver um dia de cada vez. “A ansiedade ocorre quando temos excesso de futuro e a depressão pode ser excesso de passado. O yoga nos traz para um momento presente, dedicado para si mesmo, mesmo que seja por uns 30 minutos ou uma hora do dia”, salienta.
Enquanto não é possível realizar aulas presenciais, é possível praticar yoga em casa, com aulas on-line. “Durante as práticas presenciais, o aluno chega na sala e entra na energia. Já, quando está em casa, é bem mais desafiador porque ele precisa trazer este ambiente e a consciência da sala para dentro do lar, no que diz respeito ao espaço físico quanto emocional”, afirma.
Franciéli Konzen da Silva orienta que para fazer a prática de Yoga em casa, basta estar disposto a praticar. Segundo ela, não precisa ter materiais específicos, desde que tenha um espaço para movimentar o corpo. “Pode ser até no corredor do quarto, entre a cama e o roupeiro. Se quiser, pode colocar um tapete no chão, uma toalha, uma canga ou fazer os movimentos direto no assoalho”, indica.
A música também é uma opção, mas depende de cada um, pois há pessoas que preferem o silêncio. Este também é um grande desafio, principalmente durante a pandemia, quando a grande maioria das pessoas estão em casa. “É comum ouvir barulho das crianças, dos cachorros, do vizinho que está cortando a grama, mas é preciso entender que este som é externo. A gente precisa se adaptar a isso e internalizar aquilo que você precisa”, destaca, salientando que o contato com a natureza da mãe terra, também faz toda a diferença.
O tempo dedicado à prática é muito relativo, já que, o que mais importa é a qualidade do exercício e não a quantidade de horas dedicadas à prática. Para auxiliá-lo neste processo, a instrutora de yoga indica cinco sugestões, entre aplicativos, canais do YouTube e contas do Instagram para seguir e praticar em casa, principalmente, durante os dias de isolamento social.
Para seguir
Yoga Fran Konzen – Canal do Youtube
Caroline Giehl – Canal do Youtube
Fe Rengel Yoga– Canal do Youtube
Yoga – aplicativo pago
Paula Federici – Instagram
Sobre a prática
O yoga é uma prática milenar e surgiu antes de existir os registros em papel, chamados de papiros. Através dos gestos, demonstrações e ensinamentos os mestres transmitiam esta prática aos discípulos.
Os principais benefícios físicos da prática estão ligados ao cuidado das articulações, musculatura, melhora a saúde do coração. Já, em relação à parte emocional, alivia a mente, diminui o estresse e a ansiedade, proporcionando uma melhor qualidade de vida às pessoas.
“O maior benefício do yoga é o autoconhecimento, pois o praticante se reconhece como ser e como indivíduo. Ele entende quais são todas as suas limitações dentro de cada processo.”
FRANCIÉLI KONZEN DA SILVA- Instrutora de yoga
LEIA MAIS: