Quatro empreendimentos rurais se integraram à Rota do Chimarrão, em Venâncio Aires. Sítio Klafke, em Vila Arlindo; Refúgio Heudevf, em Linha Grão-Pará; Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac; e Chácara Recanto das Orquídeas, em Linha Tangerinas, passam a fazer parte do roteiro turístico, que agora conta com 18 pontos, na cidade e no interior.
De acordo com a presidente da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim), Rejane Rüdiger Pastore, são empreendimentos que vão agregar muito pelos diferenciais que oferecem. “São empreendimentos belíssimos, bem estruturados e que com certeza vão atrair visitantes e agregar muito valor ao nosso roteiro”, considera.
Ela ressalta que uma carência da Rota do Chimarrão são as hospedagens, tipo de atrativo que já é oferecido ou está sendo implantado pelos novos empreendimentos. Neste quesito, ao menos outros dois locais já são cotados para fazer parte do roteiro assim que as estruturas estiverem finalizadas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, complementa que houve avanços no quesito do perfil dos empreendedores, com muitos que já têm o turismo como principal renda. “Estamos buscando melhorias para as estradas pois isso contribui diretamente com o avanço dos empreendimentos”, cita.
Até o início do próximo ano, deve ser concluída a instalação de 119 placas de sinalização dos empreendimentos rurais com os nomes e localidades, iniciativa realizada com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD).
Divulgação
O Refúgio Heudevf, um dos empreendimentos que entraram recentemente na Rota, fica localizado em Linha Grão-Pará. Dalila Douglas Matties adquiriu a propriedade há três anos, mas recentemente deu este nome ao local e passou a receber visitantes. O empreendimento conta com belezas naturais, área verde, floricultura, trilha no mato com pinguela e arroio. Além disso, está em andamento a construção de uma cabana para ser locada para casais.
Dalila diz que também está nos planos a construção de banheiros ecológicos, a revitalização e ampliação da trilha e a implantação do serviço de locação de cestas de piquenique. “O que nos motivou a investir no turismo foi a beleza do local. Pensamos que não podíamos ficar com tudo isso só pra gente”, comenta Dalila.
Sobre a Rota do Chimarrão, ela considera que integrar o roteiro deve ajudar na divulgação do local, o que é muito válido. “Fazer parte do grupo de empreendedores também é muito bom, estou gostando bastante”, destaca.
Novos empreendimentos
Sítio Klafke
Proprietário: Rudimar Klafke
Contato: (51) 99128-7883
Localização: RSC-287 Km 306 – Vila Arlindo
Oferece hospedagem e eventos
Refúgio Heudevf
Proprietários: Dalila Douglas Matties e Henrique Matties
Contato: (51) 99663-3568
Localização: Grão-Pará próximo da Igreja São Judas Tadeu
Oferece viveiro de flores, trilha e pousada (em construção)
Casa Paulina
Proprietários: Lauri Meurer e Rose Hamester
Contato: (51) 99895-1312
Localização: Linha Olavo Bilac
Realiza eventos e planeja oferecer refeições aos domingos
Chácara Recanto das Orquídeas
Proprietários: Dulce Dupont e Eliseu Pressler
Contato: (51) 99796-0094
Localização: Linha Tangerinas
Comercialização de plantas
Rota do Chimarrão
• O primeiro passo para fazer parte da Rota do Chimarrão é o empreendedor manifestar interesse de se associar.
• Uma comissão formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Aturrchim realizam uma visita técnica para avaliação do local.
• Depois disso, o proprietário participa da assembleia da associação, quando o empreendimento é aprovado para fazer parte da rota.
• Os quatro novos empreendimentos ainda não estão contemplados no fôlder de divulgação da Rota do Chimarrão. Um novo material gráfico deve ser preparado para o próximo ano.