
Venâncio Aires - A Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) contará com novidades para o próximo ano. Com o objetivo de ampliar os pontos turísticos de Venâncio Aires, três novos empreendimentos passam a integrar a Rota do Chimarrão: Vom Hügel – Uvas de Mesa, de Linha Olavo Bilac; Vinícola São Pedro, de Linha Grão-Pará Baixo; e Instituto da Família Royer, de Linha São João.
Conforme o presidente Edson Schwendler, da Casa do Mel Schwendler, agora são 24 empreendimentos na Rota do Chimarrão e a avaliação do ano foi bastante positiva – ele assumiu a associação no início deste ano. “O turismo vem crescendo e se tornando a principal fonte de renda para muitas famílias. Além disso, como no caso da Figueira Centenária, também é responsável pela sucessão familiar no campo”, afirma.
Os novos empreendimentos, segundo Schwendler, agregam à diversidade do turismo no município, em três segmentos diferentes e, para o próximo ano, a expectativa é ainda maior. “Temos o empreendimento da Cuia Gigante, que vai fazer circular muito público”, diz.
Novidades da Rota do Chimarrão
No dia 4 de dezembro, os integrantes da associação realizaram uma reunião de encerramento e determinaram a formação de três comissões: projetos, eventos e marketing. O objetivo é organizar as questões pertinentes para cada setor e reduzir o peso da diretoria. “A partir de 2026, serão anotadas as informações de visitantes mensais através de um link para enviar para o CAT [Centro de Atendimento ao Turista], para melhor definir o investimento que é feito pelo poder público.”
Integrante da Rota do Chimarrão, o Orquidário Cruz agora está mais próximo do consumidor. Desde 8 de novembro, o empreendimento está localizado no início do Acesso Imperatriz Dona Leopoldina.
Entre as metas para o próximo ano estão novas placas de orientações e um calendário com todos os eventos que os sócios participarão.
Instituto Família Royer
- O instituto foi criado por descendentes da família Royer e tem aproximadamente 130 associados. Em novembro de 2024, foi inaugurada a reformada e centenária Casa Royer, erguida em 1880 por Mathias Royer, primeiro imigrante da família no país, localizada em Linha São João, em Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires.
- A maior parte da estrutura foi mantida, como o madeirame nas paredes (que caracteriza o estilo enxaimel), aberturas e assoalho. Houve o restauro com lavagem, aplicação de inseticida contra cupim e pintura. Telhado e o forro são totalmente novos, mas mantiveram-se as tesouras. Nos fundos, onde há uma cozinha, foi tirado o reboco de barro para evidenciar as pedras de areia.
- Morador da casa e integrante do instituto, Arno Royer diz que a casa já é um ponto turístico por ser bem antiga e estar restaurada, e agora oferece também uma boa estrutura. “A preservação histórica, sobre a colonização e as origens do município, levam escolas e pessoas a visitar”, explica.
- O espaço ainda não está aberto para visitação, mas já recebeu mais de 300 pessoas. “Temos já um lago pronto e pretendemos fazer uma capelinha, algumas cabanas e uma minifazendinha com animais. Será um ponto de descanso, de lazer”, completa.
Vom Hügel – Uvas de Mesa

- Administrado pelo casal Leopoldo e Zândrea Schwingel, o Vom Hügel (morro, em alemão) – Uvas de Mesa, começou a produção em 2025 em Linha Olavo Bilac. Leopoldo Schwingel explica que, a partir de janeiro, será aberta uma experiência de turismo rural com colheita de uvas de mesa no sistema Colha e Pague. “Sempre tivemos a vontade de fazer algo pra se manter na propriedade. Conhecemos a ideia em um amigo em Marques de Souza e decidimos fazer o pomar.”
- São 1,3 mil peças, seis variedades de uva de mesa, em meio hectare de uva de mesa coberta e irrigada. “Venâncio tem muito potencial no turismo e integrar a Rota do Chimarrão oportuniza várias oportunidades, pela rede de serviços”, afirma.
Vinícola São Pedro

- A vinícola surgiu em Linha Grão-Pará Baixo em 2018 com produção informal e, desde 2023, com trabalhos formalmente. Segundo o empresário Douglas Führ, se juntar à Rota do Chimarrão é uma oportunidade gigante. “Viemos para somar e Venâncio tem um potencial enorme para se tornar uma cidade ainda mais turística”, destaca.
- O empreendimento trabalha com vinho espumante e terá visitação mediante agendamento. “Já recebemos algumas turmas e foram experiências muito positivas. Vamos trabalhar como ponto de apoio também, onde viajantes que passarem pela região poderão se acomodar, com motorhome”, explica.
Saiba mais sobre o Rota do Chimarrão
• Integram a Rota do Chimarrão os seguintes empreendimentos: Igreja São Sebastião Mártir, Escola do Chimarrão, Parque do Chimarrão, Orquidário Cruz, Figueira Centenária, Santa Helena Lúpulo, Viveiro Flor da Terra, Mirante Lauro Erdmann, Café Colonial Ledi Maggioni, Koloni Kaffehaus, Chácara do Mel, Museu de Venâncio Aires, Erva-mate Elacy, Jardim Secreto das Suculentas, Chácara Coutinho, Sítio Klafke, Refúgio Heudevf, Refúgio Rafah, Cerro do Baú, Chácara Recanto das Orquídeas e os novos empreendimentos citados anteriormente.